16/05/2016

Autoimagem corporal está fortemente ligada à felicidade

Redação do Diário da Saúde
Autoimagem corporal está fortemente ligada à satisfação com a vida
Outros estudos concluíram que as mulheres avaliam seu corpo pela opinião dos outros, e não pelo seu peso.[Imagem: Wikimedia/JLS Media]

Autoimagem corporal

Para descobrir a relação entre a percepção que as pessoas têm de seus corpos e seu nível de felicidade, ou satisfação geral com a vida, pesquisadores entrevistaram mais de 12.000 adultos nos EUA.

As perguntas foram focadas na personalidade, nas crenças acerca dos relacionamentos românticos, na autoestima, nas características pessoais e no tempo que cada pessoa gasta vendo televisão, um indicador indireto do quanto as pessoas cuidam do próprio bem-estar físico.

"Nosso estudo mostra que a sensação que homens e mulheres têm acerca do seu peso e da sua aparência desempenha um papel importante na satisfação que eles demonstram com suas vidas em geral", disse David Frederick, professor de psicologia na Universidade Chapman e principal autor do estudo.

Autoimagem e relacionamentos

As pessoas insatisfeitas com o seu peso relataram uma satisfação substancialmente menor com suas vidas sexuais, além de uma baixa autoestima geral.

Os resultados também mostraram que as orientações das pessoas em relação aos seus relacionamentos - conhecidas como "estilos de apego" - estão associadas com a forma como elas se sentem acerca dos seus corpos.

Pessoas com um estilo de apego "ansioso" estão frequentemente preocupadas com seus relacionamentos românticos e têm medo de que seus parceiros irão deixá-las.As mulheres com estilos de apego "ansioso" e "medroso" se mostraram mais insatisfeitas com sua aparência e peso.

Importância da aparência para homens e mulheres

Para as mulheres, a satisfação com a aparência foi o terceiro indicador mais forte de satisfação com a vida em geral, atrás apenas da satisfação com a situação financeira e da satisfação com o parceiro romântico.

Para os homens, a satisfação com a própria aparência foi o segundo mais forte indicador de satisfação com a vida, atrás apenas da satisfação com a situação financeira.

"Poucos homens (24%) e mulheres (20%) se sentem muito ou extremamente satisfeitos com o seu peso," disse Frederick. "Estes resultados são consistentes com a ênfase colocada na importância de ser magra para as mulheres e de parecer atlético ou esbelto para os homens. Parece, portanto, que ainda temos um longo caminho a percorrer antes de atingir a meta de [as pessoas se] sentirem realmente felizes com seus corpos."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=autoimagem-corporal-felicidade

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.