08/10/2013

Aspiradores de pó podem espalhar bactérias

Com informações da American Society for Microbiology

A poeira fina e quase invisível expelida pelos aspiradores de pó contém bactérias e fungos que "podem levar a efeitos adversos em pessoas alérgicas, crianças e pessoas com imunidade comprometida".

O alerta é de pesquisadores das universidades de Queensland e Laval (Canadá), em um estudo publicado na revista científica Applied and Environmental Microbiology.

O resultado é ainda mais preocupante porque foram encontrados genes de resistência para cinco antibióticos comuns nas bactérias coletadas, além da toxina Clostridium botulinum.

Segundo a equipe, "o pó encontrado dentro de casa pode funcionar como um veículo para a infecção pelo botulismo infantil, que pode ter graves consequências," incluindo a síndrome da morte súbita do lactente, de acordo com estudos anteriores.

Muito pó e poucas explicações

Os pesquisadores usaram um túnel de vento de ar limpo especial para medir as emissões de 21 aspiradores de pó de várias qualidades e idades - o túnel de vento de ar limpo permitiu-lhes eliminar outras fontes de partículas e bactérias.

Aspiradores de pó podem espalhar bactérias
Um aspirador de pó sendo testado em um túnel de ar limpo.
[Imagem: Duchaine/He/Knibbs]

"Dessa forma, podemos atribuir com confiança as coisas que detectamos unicamente ao aspirador de pó," disse Lucas Knibbs, um dos autores da análise.

"Os resultados estão de acordo com trabalhos anteriores que mostraram que a pele humana e o cabelo podem ser fontes importantes de bactérias na poeira do chão e no ar interior - que podem ser facilmente colocados em suspensão e inalados," disse a coautora Caroline DuChaine.

Contudo, não estão disponíveis dados quantitativos sobre a concentração de bactérias na saída do aspirador de pó ou comparação entre esses dados e os comumente encontrados em casa.

Outra questão que o estudo não responde é se o próprio aspirador funciona como meio de cultura dessas bactérias ou se ele é apenas um "espalhador" do que já existe no ambiente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=aspiradores-po-espalhar-bacterias

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.