18/08/2012

Aroma de manteiga na pipoca de micro-ondas pode ser tóxico para trabalhadores

Redação do Diário da Saúde
Aroma de gordura na pipoca de micro-ondas pode ser tóxica para trabalhadores
O estudo analisou apenas exposições agudas à substância que dá o cheiro de manteiga à pipoca de micro-ondas - não há evidências de que a exposição doméstica e eventual cause danos à saúde.[Imagem: Wikimedia/Howcheng]

Cheiro perigoso

Você talvez não saiba, mas aquele cheirinho agradável e convidativo que você sente quando a pipoca estoura no micro-ondas é produzido por um ingrediente chamado 2,3-pentanediona (PD).

O que você talvez também não saiba é que esse aroma de manteiga, usado também para melhorar o sabor, pode representar uma ameaça respiratória no caso de exposições agudas.

Pesquisadores descobriram que a PD (pentanediona) altera a expressão genética no cérebro de animais de laboratório.

Aromas de manteiga

Os fabricantes começaram a utilizar PD quando se descobriu que um outro aroma de manteiga, o diacetil, estava causando bronquiolite obliterante, uma doença pulmonar fatal e irreversível em trabalhadores que inalavam a substância.

Mas parece que os pulmões dos trabalhadores nas fábricas de pipoca não ficaram livres da ameaça: o novo estudo mostrou, em experimentos com animais de laboratório, que a exposição aguda ao PD tem toxicidade respiratória comparável à do diacetil.

"Nosso estudo demonstra que o PD, assim como o diacetil, danifica o epitélio das vias aéreas em estudos de laboratório. Este achado é importante porque se acredita que esse dano seja a causa da bronquiolite obliterante," explica a Dra. Ann Hubbs, do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos.

Estudos de toxicidade

"Nosso estudo também apoia as recomendações estabelecidas de que os aromatizantes devem ser substituídos apenas quando houver evidências de que o substituto é menos tóxico do que o agente que ele substitui," recomenda Hubbs.

A pesquisadora acrescenta que os resultados comprovam que, não é porque uma substância vem sendo usada há bastante tempo que ela não possa causar danos à saúde, sobretudo no caso de exposições agudas, como ocorre com os trabalhadores que manipulam a substância.

Segundo ela, uma substância "pode continuar sendo um agente com toxicidade respiratória quando são realizados estudos apropriados."

Benefícios da pipoca

Enquanto isso, estudos mostram que a pipoca natural possui vários benefícios à saúde:

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=aroma-manteiga-pipoca-micro-ondas-toxica

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.