10/02/2009

Aparelho bucal ajuda portadores de apneia do sono

Redação do Diário da Saúde
Aparelho bucal ajuda portadores de apneia do sono
[Imagem: Paul McLornan]

Aparelho bucal

Dentistas norte-americanos desenvolveram um pequeno aparelho bucal que puxa a mandíbula inferior para a frente, criando uma uma saída de ar na garganta que acaba com os problemas de portadores de apneia do sono em níveis moderado e grave.

O dispositivo é mais confortável e, segundo os médicos da Universidade do Texas, mais eficiente e mais fácil de usar do que as terapias convencionais.

Tratamentos para apneia do sono

Quando não tratada, a apneia do sono pode ter sérias consequências para a saúde, principalmente problemas cardiovasculares, que podem levar à morte. Existem tratamentos, mas muitos pacientes não se adaptam a eles e abandonam as terapias.

"Nós descobrimos que muitos pacientes com apneia moderada ou grave não se dão bem com o tratamento padrão com a máquina de pressão positiva contínua (CPAP - Continuous Positive Airway Pressure)," explica o Dr. Paul McLornan.

A necessidade de usar uma máscara conectada a tubos e ao equipamento faz com que mais de metade dos pacientes abandone o tratamento.

Posicionador Ajustável Thornton

O Dr. McLornam, que é dentista, chefiou a equipe que desenvolveu uma alternativa bem mais simples, batizada de Posicionador Ajustável Thornton.

O aparelho é inserido na boca, como se fosse uma dentadura. Uma chave especial é utilizada para ajustar o aparelho. O paciente é instruído a girar a chave até que o dispositivo mova-se vários milímetros, assegurando uma abertura na garganta.

A abertura deixa livre a passagem do ar e evita a apneia.

Para conhecer um equipamento diferente, também voltado a portadores de apneia do sono, veja o artigo Equipamento traz esperança a portadores de apnéia do sono.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=aparelho-bucal-ajuda-portadores-de-apneia-do-sono

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.