10/04/2018

Anticoncepcional não-hormonal evita a gravidez por meios mecânicos

Redação do Diário da Saúde
Anticoncepcional não-hormonal evita a gravidez por meios
A distribuição da quitosana sobre uma gota de mucina é mostrada em fluorescência.[Imagem: Thomas Crouzier/KTH]

Anticoncepcional não-hormonal

Um anticoncepcional sem hormônios, presumidamente sem efeitos colaterais, pode estar nascendo com uma técnica desenvolvida por pesquisadores da Suécia que estavam procurando formas de reforçar a membrana mucosa - a primeira linha de defesa do corpo para proteger seu revestimento interno.

A abordagem consiste na ligação cruzada do muco natural com a quitosana, um tipo de polissacarídeo derivado da quitina, a substância que forma as camadas duras do esqueleto externo dos crustáceos, como o camarão.

O material reforça a malha da barreira de mucina que reveste o epitélio da mucosa das cavidades do nosso corpo.

O polímero retardou a difusão dos polímeros de dextrano e da proteína tóxica da cólera através das mucosas.

Falhas da barreira mucosa podem levar à inflamação da mucosa, que é o problema por trás das doenças inflamatórias intestinais, da rinite, do refluxo ácido e outras síndromes.

Os cientistas começaram a cogitar sobre o uso da sua técnica como um anticoncepcional de natureza "mecânica" quando se deram conta de que, no colo do útero, a barreira mucosa geralmente impermeável fica naturalmente "frouxa" durante a ovulação, permitindo que o espermatozoide penetre e fertilize os óvulos.

"O material polimérico pode fechar essa possibilidade e impedir a fertilização. Dessa forma, obtém-se um contraceptivo que não é baseado em hormônios e não tem efeitos colaterais," disse o Dr. Thomas Crouzier, pesquisador do Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo.

A equipe afirmou que já está trabalhando para colocar seu anticoncepcional no mercado, acrescentando que ele seria aplicado como uma cápsula vaginal que se dissolveria rapidamente, liberando o material, que faz efeito em poucos minutos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=anticoncepcional-nao-hormonal-evita-gravidez-meios-mecanicos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.