02/07/2013

Análise do som da tosse de criança diagnostica pneumonia

Redação do Diário da Saúde

Uma análise da tosse de uma criança pode indicar se ela está com pneumonia ou não.

A descoberta, feita por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, promete levar o diagnóstico rápido da doença para os postos de saúde e para pontos remotos, onde a assistência médica é deficiente.

Udantha Abeyratne e seus colegas desenvolveram uma técnica simples, que consiste em gravar a tosse da criança com um microfone e analisar o som em um programa de computador.

Informações na tosse

Sempre se soube que a tosse é um dos principais sintomas da pneumonia.

O que não se sabia é que a tosse carrega informações vitais sobre a parte inferior do aparelho respiratório, particularmente da consolidação dos pulmões e das secreções.

Os pesquisadores descobriram que a infecção altera as propriedades acústicas da tosse de uma forma tal que permite identificar características específicas da pneumonia.

Os pesquisadores utilizaram o diagnóstico clínico global feito por pediatras em hospitais bem aparelhados para validar a análise do som da tosse das crianças.

Os resultados mostraram que, usando unicamente a análise dos sons da tosse, a nova técnica permite identificar a pneumonia com sensibilidade superior a 90%, o que significa que o exame identifica a maioria dos pacientes que realmente têm pneumonia.

Além disso, há uma taxa de falsos positivos mais baixa do que a gerada pelo algoritmo usado pela Organização Mundial da Saúde em regiões carentes de recursos.

"A tecnologia, em sua versão mais simples, exigirá entre 5 e 10 sons de tosse e fornece um diagnóstico imediato automaticamente, sem a necessidade de contato físico com os pacientes. Tal sistema, se for bem-sucedido, deverá representar uma mudança de paradigma no campo do diagnóstico da pneumonia em regiões remotas," escreveram os pesquisadores no artigo que descreve a descoberta, publicado na revista Annals of Biomedical Engineering.

Diagnóstico de pneumonia

A pneumonia é uma das principais causas de morte de crianças ao redor do mundo, a grande maioria delas ocorrendo em regiões com poucos recursos, como a África Subsaariana, o Sul da Ásia e áreas remotas da China.

A falta de laboratórios e pessoal treinado nessas regiões dificulta o diagnóstico e tratamento adequado da pneumonia na infância.

No momento, líderes comunitários nessas regiões utilizam um algoritmo clínico simples proposto pela Organização Mundial da Saúde para diagnosticar a doença.

No entanto, existem algumas limitações, incluindo a alta taxa de resultados falsos positivos, que leva ao excesso de prescrição de antibióticos, aumentando a incidência do desenvolvimento de resistência a esses medicamentos e o surgimento de superbactérias.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=analise-som-tosse-crianca-diagnostica-pneumonia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.