14/10/2013

Acupuntura e aconselhamento melhoram tratamentos contra depressão

Redação do Diário da Saúde
Acupuntura ou aconselhamento melhoram tratamentos contra depressão
Mudança no "hardware" do cérebro só terão benefícios se houver uma mudança no "software", na mente do paciente, algo que não é suprido pelos antidepressivos. É por isso que outro estudo mostrou que antidepressivos sem terapia não têm efeito.[Imagem: Neuroscience Center/University of Helsinki]

Acupuntura ou aconselhamento, ministrados juntamente com as terapias tradicionais, trazem benefícios reais aos pacientes com depressão.

A combinação da acupuntura ou psicoterapia com os cuidados habituais mostrou benefícios depois de apenas três meses para os pacientes com depressão recorrente.

As conclusões foram apresentadas pela equipe do Dr. Hugh MacPherson, da Universidade de Iorque (EUA), que fez um estudo em um ambiente de cuidados primários de saúde.

Alternativas eficazes

Muitos pacientes com depressão mostram-se interessados em receber terapias não-medicamentosas.

Contudo, o uso da psicoterapia está em declínio, enquanto o uso de antidepressivos está em alta.

O Dr. MacPherson acredita que isso possa ser revertido com mais pesquisas que mostrem os bons efeitos de tratamentos que são eficazes, mas continuam sendo chamados de terapias alternativas.

A equipe distribuiu aleatoriamente pacientes com depressão para receber 12 sessões semanais de acupuntura, além dos cuidados usuais (302 pacientes), ou 12 sessões semanais de aconselhamento, mais cuidados habituais (302 pacientes), ou cuidados habituais somente (151 pacientes).

Em comparação com os cuidados habituais isoladamente, houve uma redução significativa nos indicadores médios de depressão em três meses, tanto para a acupuntura quanto para as intervenções de aconselhamento.

Não houve diferença significativa nos escores de depressão entre a acupuntura e o aconselhamento, com ambas as abordagens apresentando benefícios similares.

Aos nove meses e 12 meses, por causa de melhorias nos escores de depressão no grupo de cuidados habituais, a acupuntura e o aconselhamento já não mostraram resultados superiores aos cuidados usuais.

"Nós fornecemos evidências de que a acupuntura versus cuidados habituais e aconselhamento versus cuidados habituais são ambos associados com uma redução significativa nos sintomas da depressão no curto e médio prazo, e não estão associados com eventos adversos graves," concluíram os pesquisadores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=acupuntura-aconselhamento-contra-depressao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.