03/01/2014

Ácido fólico do pai influencia saúde do bebê

Redação do Diário da Saúde
Ácido fólico do pai influencia saúde do bebê
A influência ocorre porque há regiões do epigenoma dos espermatozoides que são sensíveis à experiência de vida, e particularmente à dieta. [Imagem: McGill University/istock]

Dieta pré-concepção

Que a dieta da mãe durante a gestação influi diretamente na saúde do seu bebê é algo sobre o que não paira nenhuma dúvida.

O que ainda não se sabia é que a dieta do pai também desempenha um papel crucial na saúde dos seus filhos.

Como seria de se esperar, a dieta paterna que importa é aquela ingerida antes da concepção.

Segundo a Dra. Sarah Kimmins, da Universidade McGill (Canadá), essa descoberta levanta sérias preocupações sobre os efeitos a longo prazo das dietas ocidentais e da insegurança alimentar.

Afinal, hoje nenhum candidato a pai controla sua dieta antes da concepção, quando seria ideal que todos fizessem o mesmo que as mães fazem durante a gestação.

Ácido fólico para os pais

A Dra. Kimmins concentrou-se sobre a vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, que é encontrada em uma variedade de vegetais de folhas verdes, cereais, frutas e carnes - e geralmente fornecida como suplemento para as grávidas.

O ácido fólico evita hemorragias durante a gravidez e defeitos de nascimento nas crianças.

A pesquisa mostrou pela primeira vez que os níveis de ácido fólico do pai podem ser tão importantes para o desenvolvimento e a saúde dos bebês quanto os da mãe.

"Apesar do fato de que o ácido fólico agora é adicionado a uma variedade de alimentos, os pais que estão comendo altos teores de gordura, dietas de fast food ou que são obesos podem não ser capazes de usar ou metabolizar o ácido fólico da mesma forma que pessoas com níveis adequados da vitamina," disse Kimmins.

Epigenoma

A influência ocorre porque há regiões do epigenoma dos espermatozoides que são sensíveis à experiência de vida, e particularmente à dieta.

Essa informação é por sua vez transferida para o chamado mapa epigenômico, que influencia o desenvolvimento e também pode influenciar o metabolismo e doenças na prole a longo prazo.

O epigenoma é como um interruptor, que é afetado por estímulos ambientais, e está envolvido em muitas doenças, incluindo câncer e diabetes.

O epigenoma influencia a maneira como os genes são ligados ou desligados e, portanto, como a informação hereditária é passada adiante.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=acido-folico-pai-influencia-saude-bebe

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.