16/03/2009

Aborto e excomunhão: arcebispo foi apressado, diz jornal do Vaticano

Com informações da BBC Brasil
Aborto e excomunhão: arcebispo foi apressado, diz jornal do Vaticano
[Imagem: BBC Brasil]

Arcebispo apressado

O arcebispo de Recife e Olinda, José Cardoso Sobrinho, foi apressado e deveria ter se preocupado primeiro com a menina. Esta é a opinião do Monsenhor Rino Fisichella, presidente da Academia Pontifícia para a Vida, em artigo publicado neste sábado pelo jornal da Santa Sé, o Osservatore Romano

"São outros que merecem a excomunhão e nosso perdão, não os que lhe permitiram viver e a ajudarão a recuperar a esperança e a confiança, apesar da presença do mal e da maldade de muitos", escreve Monsenhor Rino Fisichella, um dos mais próximos colaboradores do papa Bento 16 e maior autoridade do Vaticano em bioética.

Excomunhão automática

Segundo o Monsenhor, a excomunhão em caso de aborto é automática e não havia necessidade de dar tanta publicidade à medida. O anúncio da excomunhão por parte de D. Jose Cardoso Sobrinho teria desta forma colocado em risco a credibilidade da Igreja Católica.

"O caso ganhou as páginas dos jornais somente porque o arcebispo de Olinda e Recife se apressou em declarar a excomunhão para os médicos que a ajudaram a interromper a gravidez. Uma história de violência que, infelizmente, teria passado despercebida se não fosse pelo alvoroço e pelas reações provocadas pelo gesto do bispo," critica o Monsenhor.

"Era mais urgente salvaguardar a vida inocente e trazê-la para um nível de humanidade, coisa em que nós, homens de igreja, devemos ser mestres. Assim não foi e infelizmente a credibilidade de nosso ensinamento está em risco, pois parece insensível e sem misericórdia", escreve o bispo.

Como agir nesses casos?

"Como agir nesses casos? É uma decisão difícil para os médicos e para a própria lei moral. Não é possível dar parecer negativo sem considerar que a escolha de salvar uma vida, sabendo que se coloca em risco uma outra, nunca é fácil. Ninguém chega a uma decisão dessas facilmente, é injusto e ofensivo somente pensar nisso," diz o artigo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=aborto-e-excomunhao--arcebispo-foi-apressado--diz-jornal-do-vaticano

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.