25/04/2012

Vitamina E protege contra o câncer, mas não em suplementos

Redação do Diário da Saúde
Vitamina E protege contra o câncer, mas não em suplementos
O mais prudente é tomar uma mistura de tipos de vitamina E que melhor imite aquela presente em uma dieta saudável - ou comer uma dieta saudável e dispensar os suplementos.
[Imagem: Rutgers University]

Tipos de vitamina E

Cientistas norte-americanos e chineses recolheram evidências científicas de que a vitamina E tem forte efeito protetor contra várias formas de câncer.

Sobretudo duas formas da vitamina E - tocoferóis gama e delta - mostraram-se altamente eficazes na prevenção dos cânceres de cólon, pulmão, mama e próstata.

Esses dois tipos de vitamina E são encontrados nos óleos de soja, canola e milho, e em castanhas.

"Nossa mensagem é que a forma tocoferol gama da vitamina E, a forma mais abundante dessa vitamina na alimentação, e o tocoferol delta, encontrado em óleos vegetais, são benéficos na prevenção do câncer," afirmou o Dr. Chung S. Yang, da Universidade de Rutgers.

Veja o conteúdo dos suplementos

Contudo, há um grande porém na pesquisa realizada pela equipe do Dr. Yang.

"A forma alfa-tocoferol, a mais comum em suplementos de vitamina E, não mostrou qualquer benefício [na prevenção do câncer]," salientou o pesquisador.

As constatações foram feitas a partir tanto de estudos com animais de laboratório quanto de dados epidemiológicos humanos.

Na realidade, outros estudos já mostraram que os suplementos de vitamina E podem ter efeito oposto ao desejado:

Olhe o rótulo, ou coma melhor

É por isso, salienta o pesquisador, que é importante identificar as diferentes formas de vitamina E, o que exigirá pesquisas mais detalhadas sobre o efeito preventivo contra o câncer e outros efeitos biológicos de cada um dos tipos de vitamina E.

"Para as pessoas que acreditam que precisam tomar suplementos de vitamina E," diz Yang, "o mais prudente é tomar uma mistura de [tipos de] vitamina E que melhor imite aquela presente em uma dieta saudável."

Ou, como alternativa, ingerir uma dieta mais saudável e dispensar qualquer controvérsia.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.