04/09/2013

Cientistas querem identificar vírus desconhecidos em mamíferos

Com informações da BBC

Pesquisadores calcularam existir pelo menos 320 mil vírus ainda não conhecidos circulando entre animais mamíferos.

Eles estão usando os cálculos para pedir mais verbas para seus estudos.

Eles estimam que o custo da análise e classificação de todos estes organismos chegará a US$ 6 bilhões, o equivalente a R$ 14 bilhões.

Os pesquisadores afirmam que identificar estes vírus pode ajudar a prevenir o surgimento de eventuais pandemias - contaminações em escala continental ou até mundial - ainda que não haja qualquer sinal de que os vírus estejam representando qualquer ameaça imediata.

"O que nós realmente estamos falando aqui é sobre a definição de um amplo espectro de diversidade de vírus entre mamíferos. Nosso objetivo é adquirir mais informações para entender os princípios básicos que determinam os riscos (desses vírus)", disse Ian Lipkin, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Quase 70% dos vírus que infectam humanos, como o do HIV, do Ebola e o da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês) se originaram na vida selvagem.

Mas o caso mais conhecido é o da gripe aviária.

Os cálculos da quantidade de vírus desconhecidos foram feitos a partir do estudo de um morcego chamado de raposa-voadora.

Ao estudar amostras sanguíneas dos morcegos, os cientistas contaram a quantidade de agentes patogênicos - qualquer microrganismo capaz de produzir uma doença - nestes animais.

Eles descobriram cerca de 60 tipos diferentes de vírus, a maioria destes desconhecidos até então.

Usando esse dado como base, a equipe fez uma projeção e chegou à cifra de 320 mil vírus ainda não detectados pela ciência.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Bactérias

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.