26/01/2009

Vírus pode ser uma das causas da obesidade

Redação do Diário da Saúde
Vírus pode ser uma das causas da obesidade
Animais infectados com o adenovírus Ad-36 tornaram-se fortemente obesos, mesmo quando sujeitos à mesma dieta que os animais de controle.
[Imagem: Pennington Biomedical Research Center]

Vírus da obesidade

O Dr. Nikhil Dhurandhar, de um centro de pesquisas da Universidade de Louisiana (Estados Unidos), chamou a atenção da comunidade médica mundial ao divulgar uma teoria inusitada: segundo ele, a obesidade pode ser causada por um vírus, podendo ser adquirida por contágio.

No entanto, ainda que a teoria venha a ser confirmada, não há motivos para se evitar o contato com os gordinhos para fugir de um eventual contágio. Segundo a pesquisa, o adenovírus, que seria responsável pela obesidade, pode ser contraído através da tosse ou das mãos sujas, e 11% das pessoas com peso normal possuem o vírus. Esse número sobe para 30% entre os adultos portadores de obesidade mórbida.

Multiplicação das células de gordura do corpo

A teoria do Dr. Dhurandhar não é nova, e vem sendo desenvolvida ao longo de mais de uma década. Contudo, ele chamou a atenção agora com um novo estudo que acaba de ser publicado na revista científica Obesity. Segundo a pesquisa, o vírus causa a multiplicação das células de gordura do corpo.

O vírus foi descoberto quando o Dr. Dhurandhar e seu colega Dr. S.M. Ajinkya pesquisaram um vírus que matou milhares de galinhas na Índia. Os animais que contraíram o vírus apresentavam rins e fígado inchados, timo encolhido e grande quantidade de gordura no abdômen.

Adenovírus Ad-36

O vírus original, chamado SMAM-1, é uma espécie de adenovírus que infecta aves. Mas existem vírus do mesmo tipo que infectam humanos.

É o caso do Ad-36, agora chamado pelos pesquisadores de "vírus da obesidade." Existem mais de 50 tipos de adenovírus que infectam humanos, incluindo os responsáveis por doenças respiratórios, diarréias e conjuntivite.

Experimentos em animais e humanos

Em vários experimentos, aves, camundongos e outros animais infectados com o Ad-36 apresentaram forte obesidade, mesmo apresentando baixos níveis de colesterol.

Os estudos em humanos foram feitos entre gêmeos, que geralmente têm pesos semelhantes. Os pesquisadores verificaram que os indivíduos portadores do Ad-36 pesam significativamente mais do que seus irmãos não contaminados.

Agora os pesquisadores estão tentando descobrir como o vírus opera no organismo humano, em busca de uma vacina.

Causa parcial

Os pesquisadores ressaltam, contudo, que o vírus deve ser visto como um dos elementos causadores da obesidade, e não como causa única.

"Parece que determinados adenovírus podem causar obesidade em algumas pessoas. Mas isto é apenas uma causa. Nós continuamos sem conhecer o quadro completo da obesidade, suas causas e suas curas," alerta o Dr. Dhurandhar.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Vacinas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.