23/09/2011

USP faz vestibular para moléculas em busca de novos medicamentos

Redação do Diário da Saúde
USP faz vestibular para moléculas em busca de novos medicamentos
Outro pré-requisito para serem selecionadas é que as moléculas tenham a capacidade de se ligar aos receptores biológicos.
[Imagem: USP]

Vestibular para moléculas

Pesquisadores da USP estão fazendo uma espécie de "vestibular para moléculas", procurando aquelas mais adequadas para o desenvolvimento de fármacos e novos medicamentos.

O "vestibular" deverá ser concluído até o início de 2012, a partir de quando começarão os testes biológicos com as moléculas selecionadas.

Os pesquisadores estão se concentrando em moléculas potencialmente úteis para o controle do câncer e a arterosclerose, mas não descartam a identificação de compostos ativos contra outras doenças.

Fator de crescimento beta

Kathia Maria Honório e seus colegas estão procurando moléculas que inibem a atividade do fator transformador de crescimento beta (TGFβ), responsável por estimular a divisão celular.

O TGFβ é uma molécula produzida em vários pontos do organismo e está relacionado com processos biológicos em diversas fases da vida.

"Durante a fase embrionária, por exemplo, ele se liga ao receptor biológico e sinaliza a divisão celular, estimulando o crescimento", explica Kathia. "Essa mesma molécula, no caso de doenças como o câncer ou arterosclerose, por exemplo, pode sinalizar de forma desenfreada a divisão de células anormais, como as que formam tumores, levando a processos nocivos ao corpo."

Capacidade de ligação

Outro pré-requisito para serem selecionadas é que as moléculas tenham a capacidade de se ligar aos receptores biológicos.

Com isto, elas poderão ser usadas para inibir a sinalização que desencadeia a divisão celular.

"Uma vez comprovada sua ação, essas moléculas poderão ser usadas como fármacos para controlar o desenvolvimento de doenças", afirma Káthia.

A seleção é feita por meio de modelos computacionais, programas que simulam as substâncias bioativas e os efeitos de seu contato com os receptores biológicos, num processo conhecido como docagem molecular.

"Nesta etapa são planejadas moléculas que se encaixem nos receptores", conta a professora. "Esse planejamento e as simulações são feitos a partir de informações sobre as proteínas e enzimas que compõem os receptores".

Síntese molecular

A próxima etapa da pesquisa será a síntese ou a obtenção das moléculas selecionadas, quando então elas serão submetidas a testes biológicos para verificar se existe afinidade real com os receptores.

"Se os resultados forem positivos, será feita uma nova etapa de testes, inicialmente com animais (pré-clínicos) e depois com seres humanos (clínicos) para que as moléculas possam ser usadas em fármacos", diz Kathia.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Medicamentos Naturais

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.