15/06/2012

Treinar valores de caráter fará você mais feliz

Redação do Diário da Saúde

Força de caráter

Forças do caráter são definidas pelos psicólogos como traços moralmente positivos.

Vários estudos têm correlacionado positivamente essas características pessoais com a satisfação com a vida em geral.

Agora, pesquisadores suíços demonstraram que praticar as forças do caráter - de forma muito simples e criativa - aumenta a sensação de bem-estar da pessoa que as exercita.

Willibald Ruch, René Proyer e Claudia Buschor, da Universidade de Zurique, publicaram seus resultados na revista científica Journal of Happiness Studies.

Valores

A equipe dividiu aleatoriamente uma amostra de 178 adultos em três grupos:

O primeiro grupo treinou as forças "curiosidade", "gratidão", "otimismo", "humor" e "entusiasmo" por um período de dez semanas.

O segundo grupo trabalhou com as forças "valorização da beleza", "criatividade", "bondade", "amor ao saber" e "previsão".

O terceiro grupo serviu como controle, e não fez nenhum exercício relacionado aos valores do caráter.

Benefícios de um caráter superior

Os psicólogos registraram três resultados principais:

Tanto o grupo 1 quanto o grupo 2 apresentaram uma melhoria na sensação de bem-estar pelo treinamento em comparação com eles próprios antes do estudo.

Contudo, houve um aumento particularmente significativo na satisfação com a vida - em comparação com o grupo controle - no grupo 1, onde foram treinadas a curiosidade, gratidão, otimismo, humor e entusiasmo.

A terceira constatação foi que as pessoas que aprenderam a controlar suas ações e sentimentos de forma mais eficaz durante o período de treinamento, e desenvolveram mais entusiasmo, foram as que mais se beneficiaram do treinamento.

"Todos aqueles que treinaram um ou mais pontos fortes relataram um aumento na sua sensação de bem-estar", conta Willibald Ruch.

"Isto se manifestou no fato de que esses participantes se mostraram mais alegres ou mais frequentemente de bom humor, por exemplo."

Como praticar valores do caráter

Os exercícios consistiam de atividades que qualquer pessoa pudesse facilmente incorporar em sua rotina diária.

Por exemplo, os participantes praticaram gratidão escrevendo uma carta de agradecimento a alguém que tinha desempenhado um papel importante em suas vidas.

Eles treinaram a apreciação da beleza parando e dando atenção aos momentos e situações em que sentiram admiração por algo bonito, o que incluía desde pessoas ou coisas que eles gostavam, até habilidades especiais e talentos de outras pessoas, ou gestos comoventes.

Psicologia positiva

As forças do caráter e sua conexão com o bem-estar é um campo de pesquisa importante na psicologia positiva.

Nos anos recentes, alguns psicólogos resolveram se concentrar nos aspectos positivos do ser humano, em vez das doenças e desvios de comportamento.

Isso os tem levado a descobrir coisas que fazem a vida valer a pena - coisas relacionadas com a satisfação com a vida em geral.

Esse é o tema de pesquisas da Psicologia Positiva, que tem se concentrado em temas negligenciados pela psicologia tradicional desde a sua fundação como disciplina científica, no fim do século 19.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Emoções

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.