18/08/2014

Tire suas dúvidas sobre Hepatite A

Com informações da Agência Saúde

O que é Hepatite A?

A hepatite A (hepato=fígado; ite= inflamação) é uma doença infecciosa causada pelo vírus da Hepatite A (VHA). Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, no Brasil ocorrem cerca de 130 casos novos por ano a cada 100.000 habitantes e mais de 90% da população maior de 20 anos podem ter sido expostas ao vírus.

Como se transmite a Hepatite A?

A forma mais comum de transmissão do vírus é mediante a ingestão de água e alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus da Hepatite A. Mas também se pode contrair a doença por meio do contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha doença ou se uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos. A disseminação dessa doença está bastante relacionada às condições de saneamento básico, nível socioeconômico da população, grau de educação sanitária e condições de higiene da população.

Quais os sintomas da Hepatite A?

Os sintomas iniciais são manifestados após duas a quatro semanas do contágio e, em geral, são cansaço, debilidade muscular, perda de apetite, diarreia e vômito ou sintomas parecidos com os de uma virose qualquer (dor de cabeça, calafrios e febre). Posteriormente, se as defesas (anticorpos específicos contra o vírus) não conseguem controlar a infeção, as células hepáticas podem ser destruídas progressivamente liberando, assim, os sais da bile que infiltra os olhos e a pele que apresentarão uma cor amarelada (icterícia). As fezes ficam claras e a urina fica escura (cor de café). Apesar de não haver forma crônica da doença, há a possibilidade de formas prolongadas e recorrentes por vários meses.

Como é feito o diagnóstico da Hepatite A?

O diagnóstico específico de hepatite A aguda é confirmado, de modo rotineiro, por meio da análise de sangue para detecção de anticorpos anti-HAV. A doença pode ocorrer de forma esporádica ou em surtos. Como a maioria dos casos não apresenta sinais e sintomas específicos nem icterícia, a infecção pode muitas vezes passar despercebida.

A Hepatite A tem cura?

A perspectiva de cura é boa e a evolução resulta em recuperação completa do paciente após três meses, geralmente. A ocorrência de hepatite grave ou fulminante é inferior a 0,1% dos casos que apresentem icterícia.

Como é o tratamento da Hepatite A?

O repouso é considerado como uma medida imediata devido aos sintomas e à condição física do paciente. É indicada uma dieta pobre em gordura e rica em carboidratos, com a restrição de ingestão de álcool. Esta restrição deve ser mantida por um período mínimo de seis meses e preferencialmente até um ano.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Prevenção

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.