01/03/2017

Por que tiramos selfies mas não gostamos de ver selfies dos outros?

Redação do Diário da Saúde
Por que tiramos selfies mas não gostamos de ver selfies dos outros?
Há muitos motivos para alguém tirar uma selfie, mas poucos afirmam gostar destas fotos - pelo menos as dos outros.
[Imagem: Images courtesy of Sarah Diefenbach.]

A minha e a dos outros

Embora tirar e postar selfies seja extremamente popular, 82% das pessoas afirmam preferir que houvesse menos selfies nas mídias sociais.

Curiosamente, essas mesmas pessoas - esses 82% - percebem suas próprias selfies como mais autoirônicas e autênticas, e veem as selfies dos outros de uma forma mais crítica, como menos autênticas e mais como autopromocionais.

A porção mais crítica desse grupo chega a argumentar que uma selfie nunca pode ser um vislumbre autêntico na vida de alguém, parecendo sempre artificial e fazendo a pessoa que tira a foto como alguém absorvida em si mesma.

Apesar de 77% dos participantes nesta pesquisa afirmarem tirar selfies regularmente, de 62 a 67% - dependendo do grupo - concordaram com as potenciais consequências negativas das fotos de si mesmo. Esta percepção negativa também foi ilustrada pelos 82% dos participantes que afirmam preferir ver outros tipos de fotos, em vez das selfies, nas mídias sociais.

Paradoxo das selfies

Tomando essas atitudes e depoimentos de forma simples e direta, as selfies não deveriam ser tão populares quanto são.

Este fenômeno - a maioria das pessoas tira selfies regularmente, enquanto a maioria parece não gostar delas - está sendo chamado de o "paradoxo das selfies" por Sarah Diefenbach e Lara Christoforakos, psicólogas da Universidade Ludwig-Maximilians em Munique (Alemanha).

Para elas, a chave para o paradoxo pode estar na forma como as pessoas veem suas próprias selfies, em comparação com as dos outros. Os participantes atribuem maiores motivos de autoapresentação e menos autenticidade às selfies tiradas pelos outros, em comparação com aquelas tiradas por eles mesmos, que foram julgadas como autoirônicas e mais autênticas.

Em outras palavras, se forem usados seus próprios critérios, as pessoas querem aparecer e se promover, mas se autojustificam em nome de uma autenticidade e de uma espontaneidade que a maioria não reconhece como válida. Isso está de acordo com outras pesquisas que mostraram que quem mais gosta das selfies é a própria pessoa que as tira.

"Isso pode explicar como todo mundo pode tirar selfies sem se sentir narcisista. Se a maioria das pessoas pensar assim, então não é de admirar que o mundo está cheio de selfies," interpreta a dupla em seu estudo, publicado na revista Frontiers in Psychology.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.