27/05/2015

SUS terá transplantes multivisceral e de intestino

Com informações da Agência Saúde

Um acordo entre Brasil e Argentina permitirá que o SUS ofereça gratuitamente o transplante multivisceral (substituição de pelo menos três órgãos abdominais) e de intestino.

O termo de cooperação foi firmado entre o ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, e o ministro da Saúde da Argentina, Daniel Gustavo Gollan, durante a Assembleia Mundial de Saúde, que acontece nesta semana em Genebra (Suíça).

O acordo prevê a vinda de médicos argentinos experientes com a técnica, que realizarão o treinamento dos médicos brasileiros.

Na cirurgia, os pacientes com indicação para o procedimento podem receber de uma só vez estômago, duodeno, intestino, pâncreas e fígado, retirados em conjunto, de um único doador.

A Argentina realizou mais de 40 cirurgias, sendo reconhecida internacionalmente pela sua capacidade técnica para esse tipo de transplante.

São exemplos de pacientes candidatos aos transplantes múltiplos: pacientes com doença hepática crônica com trombose das veias que drenam os intestinos; aqueles com insuficiência intestinal crônica (doença conhecida também como SIC - Síndrome do Intestino Curto) que tiveram necessidade de nutrição parenteral por um longo prazo; os submetidos a múltiplas cirurgias abdominais devido a doenças; e pacientes com tumor que atinja a região da raiz do mesentério, artérias e veias, com metástase no fígado.

No Brasil, 95% dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que o torna o maior sistema público de transplantes do mundo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Transplantes

Saúde Pública

Próteses

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.