07/04/2009

SUS atende um paciente tabagista com câncer a cada 30 minutos

Agência Fapesp
SUS atende um paciente tabagista com câncer a cada 30 minutos

[Imagem: Geierunited/Wikimedia Commons]

Frequência alarmante

Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, que será divulgado em breve no Boletim Epidemiológico Paulista destaca que a cada 30 minutos uma pessoa procura as unidades públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer nos pulmões e brônquios, doenças diretamente ligadas ao tabagismo.

Segundo a secretaria, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao uso contínuo do cigarro e, em 2008, 4.537 pessoas procuraram tratamento para esse tipo de câncer.

Câncer de pulmão

"O câncer de pulmão e brônquios é um dos mais letais conhecidos. A sobrevida de pessoas que chegam para se tratar com câncer em estágios 3 e 4 é de 50% em dois anos", disse José Antônio Marques, oncologista da Fundação Oncocentro de São Paulo.

Outro dado que a chama atenção é o número de homens que buscam atendimento para o tratamento da neoplasia pulmonar. Em 2008, foram 2.825, 62,27% do total.

Na contramão do número de atendimentos para o tratamento do câncer vem o número de atendimentos para deixar o uso do tabaco. Em 2008, os homens representaram apenas 37,92% dos atendimentos no SUS.

Burrice masculina

"Os homens só procuram se tratar quando já possuem alguma patologia clínica. Já as mulheres, aparentemente, estão mais preocupadas com a saúde e por isso buscam tratamento tão logo os primeiros sintomas de que algo não anda bem começa a dar sinais", disse Luizemir Lago, coordenadora do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tabagismo

Câncer

Drogas Lícitas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.