27/03/2018

Seu sorriso é masculino ou feminino?

Redação do Diário da Saúde
Seu sorriso é masculino ou feminino?
A equipe identificou 49 pontos no rosto envolvidos com o sorriso.
[Imagem: Hassan Ugail]

Sorriso de homem e sorriso de mulher

A dinâmica de como os homens e as mulheres sorriem difere de forma mensurável.

Você provavelmente já notou isso, mas a "mensuração científica" desse fenômeno natural permitirá agora que programas de inteligência artificial atribuam automaticamente o gênero de uma pessoa em uma imagem exclusivamente com base em um sorriso.

Embora o reconhecimento automático de gênero já esteja disponível, os métodos atuais usam imagens estáticas e comparam características faciais fixas.

Hassan Ugail e seus colegas da Universidade de Bradford (Reino Unido) desenvolveram uma técnica que usa o movimento dinâmico do sorriso para distinguir automaticamente entre homens e mulheres, o que significa que o sistema também pode funcionar em vídeos.

A equipe mapeou 49 "marcas" no rosto envolvidas com o sorriso, principalmente ao redor dos olhos, boca e nariz. Eles usaram estas marcas para avaliar como o rosto muda quando sorrimos, o que inclui mudanças nas distâncias entre os diferentes pontos e o "fluxo" do sorriso - quanto, quão longe e quão rápido os diferentes pontos no rosto se movem quando o sorriso se forma.

As medições mostraram que há diferenças claras entre homens e mulheres, com os sorrisos das mulheres sendo significativamente mais expansivos.

"Há uma crença geral de que as mulheres são mais expressivas no modo como sorriem, e nossa pesquisa confirmou isso. As mulheres definitivamente têm sorrisos mais amplos, expandindo a boca e a área dos lábios muito mais do que os homens," disse Ugail.

Transgêneros

O programa de computador criado pela equipe foi capaz de determinar corretamente o gênero da pessoa em 86% dos casos, e a equipe acredita que essa precisão pode ser facilmente aprimorada.

"Nós utilizamos uma classificação de máquina bastante simples para esta pesquisa, pois estávamos apenas testando o conceito, mas uma inteligência artificial mais sofisticada pode melhorar as taxas de reconhecimento," disse o professor Ugail.

A equipe agora pretende aplicar a técnica a pessoas transgêneros e que tenham passado por cirurgias plásticas para ver se isso impacta nas taxas de reconhecimento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Cuidados com a Pele

Gênero

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.