13/07/2017

Soro inédito contra veneno de abelha é desenvolvido no Brasil

Com informações da Agência Brasil
Soro inédito contra veneno de abelha é desenvolvido no Brasil
O soro antiapílico foi colocado entre as prioridades pela Anvisa.
[Imagem: Instituto Vital Brazil/Divulgação]

Soro antiapílico

Um medicamento inédito contra veneno de abelhas está sendo desenvolvido pelo Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Estudos e Venenos de Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista de Botucatu (SP).

Há um ano, o soro antiapílico vem sendo testado em dez pacientes que tiveram múltiplas picadas de abelha, com resultados animadores.

"Nesta fase de testes, a gente vê segurança. Nesses dez pacientes em que foi aplicado o soro, correu tudo bem, na medida do esperado," disse o pesquisador Luís Eduardo Cunha.

A tecnologia de produção e o próprio soro são inéditos, e há a expectativa de sua exportação para outros países.

O Instituto já solicitou à Anvisa a extensão da atual fase de ensaios clínicos para testar o soro em mais 10 pacientes, antes que o medicamento seja registrado e possa ser disponibilizado para todo o país.

"Até julho do ano que vem, a gente tem que totalizar 20 pacientes, que é o número que estabelecemos para esse estudo. Como a gente não pode inocular o veneno nas pessoas e depois o soro para testar, e tem que esperar acontecer os casos, isso dificulta um pouco o processo. A gente necessita que os casos aconteçam naturalmente e que sejam perto de onde a gente tem soro", indicou Luís Eduardo.

Acidentes com abelhas

O tratamento consiste na utilização de duas a dez ampolas de soro, dependendo da carga de veneno que as pessoas acidentadas receberam. Duas ampolas são suficientes para combater 200 picadas de abelha.

Se todos os testes puderem ser feitos até julho de 2018, conforme previsto, o relatório de segurança final será enviado à Anvisa, que deverá liberar o registro do medicamento. O Instituto Vital Brazil passará então a produzir a vacina para fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que o medicamento possa ser liberado para consumo no segundo semestre de 2019.

Os últimos dados disponíveis no Ministério da Saúde, embora ainda provisórios, segundo observou Luís Eduardo, mostram que em 2014 ocorreram 14.062 casos de picadas de abelha no Brasil; em 2015, o número recuou para 13.708 registros, caindo ainda mais em 2016 (11.991 casos).

Nos últimos três anos, a incidência por 100 mil habitantes revela sete óbitos por veneno de abelha em 2014, 12 em 2015 e 25 em 2016. A média é 30 mortes por ano para 10 mil a 12 mil acidentes. A maior prevalência é entre crianças e idosos. Proporcionalmente o resultado é muito parecido ao que acontece com os casos de mortes com picadas de serpentes, em que são registrados atualmente 110 óbitos para cerca de 30 mil envenenamentos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Acidentes

Alergias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.