13/02/2012

Sites de namoro: vale a pena investir em um relacionamento online?

Redação do Diário da Saúde
Sites de namoro: vale a pena investir em um relacionamento online?
Número de pessoas que encontraram seus parceiros online em função do ano em que eles se conheceram - dados referentes aos EUA.
[Imagem: University of Rochester/Michael Rosenfeld/Reuben Thomas]

Santo Antônio digital

O namoro online é alvo de críticas de todos os lados.

Contudo, apesar dos preconceitos, os sites de encontros tornaram-se um negócio de bilhões de dólares, e milhões de pessoas os utilizam todos os dias.

Por isso, cientistas decidiram estudar o fenômeno e ver se a nova forma de encontrar a cara-metade pode substituir a fé em Santo Antônio ou se os críticos têm razão.

Os pesquisadores queriam saber se um relacionamento é de alguma forma influenciado, para melhor ou para pior, ao se iniciar por um encontro online.

Em outras palavras, esses sites realmente colocam em contato pessoas que têm chances de dar certo na vida real?

Equivalência romântica

"O namoro online é um adição maravilhosa às formas que os solteiros dispõem para encontrar possíveis parceiros românticos," diz o Dr. Eli Finkel, da Universidade Northwestern (EUA), coordenador do estudo.

Mas ele alerta que "os usuários precisam estar cientistas das suas muitas deficiências".

Muitos sites de encontros afirmam ter uma fórmula exclusiva, um "algoritmo de equivalência romântica", capaz de ajudar alguém a encontrar sua cara metade, pessoas com total compatibilidade com o pretendente.

Contudo, depois de revisar sistematicamente os dados, os cientistas concluíram que essas alegações não têm substância e são provavelmente falsas.

"Até agora não há nenhum indício convincente de que qualquer um desses algoritmos realmente funcione," observa Finkel.

Ciência do relacionamento

Os autores sugerem que os algoritmos dos sites de encontros analisados negligenciam as mais importantes conclusões da disciplina conhecida como "ciência do relacionamento".

Os algoritmos tentam prever a compatibilidade romântica de longo prazo partindo de características dos dois parceiros antes que eles se encontrem.

Mas os mais fortes indicadores de um relacionamento bem-sucedido, tais como o estilo de interação do casal e a capacidade de passar por situações estressantes, não podem ser avaliados a partir desses dados iniciais.

Outro risco do namoro online é que, eventualmente até mesmo pela falha dos algoritmos, as pessoas sintam-se encorajadas a navegar por um sem-número de perfis de potenciais candidatos.

Isso as levaria a lidar com o assunto mais como uma compra do que com a busca de um parceiro romântico, onde dificilmente se pode substituir o contato face-a-face para saber se o candidato tem a "química romântica" necessária para que o encontro tenha chances de sucesso.

Vantagens dos sites de namoro

Do lado positivo, os cientistas afirmam que os sites de namoro online têm a grande vantagem de levar as pessoas a se encontrarem face-a-face, o que quase certamente não aconteceria se esta ferramenta não existisse.

Encontrar-se com pessoas, ainda que apenas marginalmente compatíveis, aumenta a chance de que se encontre um parceiro verdadeiro.

Além disso, as conversas online e as mensagens enviadas por meio desses serviços podem até ajudar a desfazer uma impressão inicial positiva, já que os buscadores de parceiros tendem a se encontrar pessoalmente muito rapidamente.

Finalmente, nada supera a facilidade de encontrar pessoas potencialmente interessantes a partir do computador de casa - o recado básico dos cientistas é apenas para não acreditar que a pessoa encontrada será sua cara-metade apenas porque os sites assim o afirmam.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.