20/07/2018

Sinal cerebral indica se você está aprendendo de verdade

Redação do Diário da Saúde

Aprender por toda a vida

Cientistas afirmam ter descoberto um possível biomarcador para o aprendizado a longo prazo.

Eles acreditam que a descoberta pode permitir a criação de diferentes técnicas educacionais para melhorar o aprendizado de longo prazo - informações mantidas por toda a vida - nas salas de aula.

A equipe trabalhou com alunos do primeiro ano de graduação em aulas de introdução à anatomia. Foram medidas as respostas cerebrais dos alunos a termos anatômicos usando eletroencefalografia (EEG) antes de iniciar o curso, imediatamente após o curso e seis meses após a conclusão do curso.

"Descobrimos que um pico no componente positivo tardio (CPT) da onda cerebral está correlacionado com a capacidade de reter informações anatômicas a longo prazo," disse a professora Katherine Turk, da Escola de Medicina da Universidade de Boston (EUA).

Biomarcador de aprendizagem

De acordo com a equipe, esse biomarcador de ondas cerebrais tem o potencial de permitir que os educadores experimentem diferentes técnicas educacionais para melhorar o aprendizado de longa duração, medindo os resultados usando testes relacionados a eventos especiais de EEG (eletroencefalografia). Assim, esses resultados podem ter relevância para o desenvolvimento curricular educacional.

"Nossos resultados permitem que vários métodos de ensino sejam experimentados em sala de aula e medidos imediatamente no final do curso - possivelmente até mesmo no final de cada aula," acrescentou Turk.

O sinal cerebral, se confirmado por estudos com uma população mais ampla, poderá permitir o desenvolvimento de técnicas para o ensino na sala de aula que produzam o maior CPT. O uso dessas técnicas de ensino comprovadas por biomarcadores poderia facilitar a educação que se poderá aproveitar por toda a vida, dizem os pesquisadores.

Os resultados foram publicados no Journal of Cognitive Neuroscience.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Cérebro

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.