01/10/2009

Secretaria da Saúde promove ações para celebrar Dia do Idoso

Denize Assis
Secretaria da Saúde promove ações para celebrar Dia do Idoso

[Imagem: Wikimedia]

Comemorações do Dia do Idoso

A Secretaria de Saúde de Campinas promove uma série de atividades durante todo mês de outubro para marcar o Dia Nacional do Idoso, celebrado nesta quinta-feira, dia 1º de outubro. As ações ocorrem nos centros de saúde e em outros espaços da comunidade, e enfatizam o envelhecimento saudável e ativo, além de buscar fortalecer o protagonismo das pessoas idosas em Campinas.

Na programação estão previstos passeios, palestras, bazares, exposições, caminhadas, sessões de ginástica e dança, apresentações de coral, exames preventivos, orientação nutricional, gincanas, viagens a cidades turísticas, almoço e café da manhã de confraternização e distribuição de materiais educativos, entre outras ações.

Nesta quinta-feira, dia 1º, às 10h30, no anfiteatro do HC da Unicamp, a médica geriatra Jane Rocha de Moura Emídio Dias, coordenadora da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, profere palestra com o tema 'Atenção à saúde do idoso no nível municipal e a articulação com a rede de serviços'.

Envelhecimento ativo

No dia 20, será realizado o seminário de farmacovigilância com o tema 'Atenção à medicação do idoso'. Dirigido a profissionais da rede pública municipal de saúde, o evento acontece em dois períodos, de manhã e à tarde, na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

Instituída pela lei federal 11.433/2006, a data de 1º de outubro tem como objetivo promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade.

"Nesta ocasião, queremos lembrar que a sociedade brasileira, em especial a campineira, está envelhecendo e que é preciso nos preparar para isto como uma grande conquista. Isto significa promover um envelhecimento ativo, com melhores condições de saúde. É com esta diretriz que a Secretaria de Saúde tem trabalhado", diz José Francisco Kerr Saraiva, secretário municipal de Saúde.

Assistência ao idoso

De acordo com Jane Rocha, a Secretaria de Saúde de Campinas segue as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, elaboradas e adaptadas à realidade do município. A política municipal de saúde do idoso inclui assistência farmacêutica; reabilitação; atendimento e internação domiciliar; urgência e emergência; promoção do envelhecimento saudável; atenção integral ao idoso, do ponto de vista da abordagem individual e do atendimento em rede.

Inclui, também, reconhecimento das necessidades e estímulo às ações intersetoriais; acolhimento preferencial ao idoso, respeitando o critério de risco; fortalecimento da participação social por meio de articulação com o Conselho Municipal de Saúde e do Conselho do Idoso; formação de educação permanente dos trabalhadores da saúde para atenção ao idoso; promoção de cooperação nacional e internacional de experiências; entre outras.

Esperança de vida

Em Campinas, atualmente, a população de idosos - pessoas com mais de 60 anos - está estimada em mais de 120 mil. Isto representa 11,5% do total, valor acima da média brasileira. A expectativa de vida do município também é maior que a média nacional. De acordo com os dados municipais de 2005/2006, o campineiro vive em média até 74,8 anos de idade, enquanto no Brasil a média é de 72 anos.

As mulheres lideram a longevidade, com uma média de 78,5 anos. Os homens vivem cerca de 71,3 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas conta com 129 pessoas com mais de 100 anos.

Segundo o IBGE, o país tem hoje 15 milhões de idosos, o que corresponde a 8,6 % da população. Quase 10% (8,9%) dos idosos no Brasil são chefes de família. As projeções afirmam que essa população chegará a 25 milhões, em 2020.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem cerca de 600 milhões de pessoas acima de 60 anos em todo o mundo. Em quatro décadas esse número saltará para dois bilhões de idosos, sendo que 10% terão mais de 100 anos de idade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Atividades Físicas

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.