Sauna tem forte efeito protetor contra demência

Sauna tem forte efeito protetor contra demência
Quanto mais saunas por semana, menor é o risco de demência.
[Imagem: Todtanis/Wikimedia]

Sauna para o cérebro

Banhos de sauna frequentes reduzem fortemente o risco de demência.

Pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental monitoraram mais de 2.000 homens de meia-idade durante 20 anos, checando seus hábitos de tomar sauna.

Aqueles que tomavam sauna de 4 a 7 vezes por semana apresentaram um risco 66% menor de serem diagnosticados com Alzheimer e outros tipos de demência, em comparação com aqueles tomavam sauna uma vez por semana.

Sauna e demência

Com base em seus hábitos, os participantes foram divididos em três grupos de acordo com a frequência que costumavam tomar banho de sauna: aqueles que tomavam uma vez por semana, de 2 a 3 vezes por semana e aqueles que tomavam o banho de 4 a 7 vezes por semana.

Quanto mais saunas por semana, menor foi o risco de demência.

Resultados anteriores já haviam demonstrado que tomar sauna frequentemente reduz o risco cardíaco e a mortalidade.

Mecanismos desconhecidos

De acordo com o professor Jari Laukkanen, coordenador do estudo, os banhos de sauna podem proteger tanto o coração quanto a memória através de mecanismos semelhantes, ainda que não totalmente compreendidos pela ciência.

"Sabe-se que a saúde cardiovascular afeta o cérebro também. A sensação de bem-estar e relaxamento experimentada durante o banho de sauna também pode desempenhar seu papel," disse ele.

Os resultados foram publicados na revista Age and Aging.


Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Saúde do Homem

Rejuvenescimento

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.