16/06/2016

Sabe quem mais gosta de suas selfies? Você mesmo

Redação do Diário da Saúde
Sabe quem mais gosta de suas selfies? Você mesmo
Os dois pesquisadores contam que deu um trabalhão encontrar pessoas que não gostam de tirar selfies para servirem como avaliadores das fotos.
[Imagem: Diana Tyszko]

Minha selfie é melhor

Cuidado ao compartilhar suas selfies: você pode simplesmente não estar agradando.

Uma pesquisa entre jovens e adolescentes que costumam tirar selfies frequentemente mostrou que essas pessoas avaliam melhor suas próprias fotos pessoais do que as de outras pessoas.

De fato, mesmo tiradores costumeiros de selfies que alegaram que não gostam do narcisismo que viram associado às selfies de outras pessoas, ainda deram às suas próprias selfies notas maiores do que qualquer outra pessoa que viu suas fotos.

"Isso foi uma verdadeira surpresa," diz o pesquisador Daniel Re, da Universidade de Toronto (Canadá). "Eles parecem estar conscientes de que as pessoas não gostam de ver um monte de selfies dos outros, mas quando você pede às pessoas que odeiam selfies para avaliar suas próprias selfies elas lhes dão notas muito altas - quase como se tivessem esquecido o que acabaram de dizer."

Narcisismo

Os estudantes - com uma idade média de 22 anos - foram convidados a avaliar as fotos de si mesmos em uma escala de 1-7 em termos de atratividade (1 = Não é muito atraente, 7 = muito atraente) e simpatia (1 = Não é muito agradável, 7 = Muito simpático). Eles também preencheram um questionário que permitia avaliar seu nível de narcisismo. Outras 200 pessoas analisaram as fotos com os mesmos critérios.

"Na verdade, deu um trabalhão encontrar o nosso grupo de não tiradores de selfies. Algumas pessoas relataram tirar 20, 50, e até 100 selfies em uma semana," conta Re, que fez o estudo com seu colega Nicholas Rule.

No geral, todos os tiradores de selfies apresentaram uma opinião mais elevada de suas próprias fotos do que a revelada pelos outros voluntários.

"As pessoas fazem isso tantas vezes que enganam a si mesmas pensando que estão fazendo um bom trabalho," diz Re. "Ironicamente, ao fazê-lo, elas podem estar se fazendo parecer mais narcisistas e menos atraentes."

Carreira e relacionamentos

O pesquisador adianta que fará uma pesquisa de acompanhamento com uma amostra maior e mais diversificada, porque insights sobre a presença on-line podem ter implicações importantes para a progressão na carreira e para os relacionamentos pessoais.

O estudo foi publicado na revista Social Psychological and Personality Science.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Felicidade

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.