10/09/2015

O risco dos antidepressivos receitados para outras condições médicas

Com informações do WFBMC
O risco dos antidepressivos receitados para pacientes sem depressão
Pesquisas com um outro antidepressivo, o escitalopram, mostraram que os antidepressivos alteram a arquitetura do cérebro em questão de horas.
[Imagem: Schaefer et al./Current Biology 2014]

Sertralina

Um antidepressivo largamente receitado pelos médicos e psiquiatras pode alterar a estrutura cerebral de pacientes deprimidos e não-deprimidos de formas muito diferentes.

Isto levanta preocupações importantes porque esse antidepressivo está sendo receitado para outras condições médicas que não a depressão, gerando efeitos fisiológicos colaterais significativos no cérebro desses pacientes.

O estudo revelou que o antidepressivo sertralina, um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS) comercializado com o nome de Zoloft, aumentou significativamente o volume de uma região do cérebro em indivíduos deprimidos, mas diminuiu o volume de duas áreas do cérebro em indivíduos não-deprimidos.

O problema é que essa categoria de antidepressivos - incluindo a sertralina - está sendo receitada para condições como bulimia, ondas de calor, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático, recuperação de derrames e disfunção sexual, ainda que não existam estudos sobre o efeitos dessas drogas sobre os volumes cerebrais desses pacientes sem diagnóstico de depressão.

Antidepressivo para pessoas sem depressão

Neuroimagens feitas após um tratamento padrão com o medicamento revelaram que, nos indivíduos deprimidos, a droga aumentou significativamente o volume de uma região do cérebro, a parte anterior do córtex cingulado, enquanto diminuiu o volume desta região e do hipocampo nos indivíduos não-deprimidos.

O crescimento da região nos pacientes deprimidos era esperado porque os cientistas acreditam que os inibidores da recaptação da serotonina combatem a depressão induzindo o crescimento neural e a conectividade nessas regiões do cérebro.

"Essas observações são importantes para a saúde humana porque o Zoloft é largamente receitado para um grande número de desordens além da depressão," disse Carol Shively, do Centro Médico Batista Wake Forest (EUA), cuja equipe analisou o efeito do medicamento no cérebro de primatas não-humanos com estruturas e funções cerebrais semelhantes às dos seres humanos.

"Os resultados precisam ser mais investigados em populações de pacientes para ver se essas drogas produzem efeitos similares em humanos," recomendou Shivley.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Psicoterapia

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.