25/03/2009

Rio Claro mostra ações do Dia Mundial contra a Tuberculose

Redação do Diário da Saúde

Semana de luta contra a tuberculose

Unidades de saúde de Rio Claro abriram uma exposição com murais como parte da programação da Semana da Luta Contra a Tuberculose, aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (23), na Câmara Municipal.

Ao fazer a abertura, a Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ivete Costa Cipolla, frisou que, com a série de atividades que acontecem até a sexta-feira (27), o município dá importante passo para melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes com tuberculose. "Nosso objetivo é garantir tratamento com dignidade", resumiu.

A Presidente da Fundação também ressaltou o interesse e a capacidade dos servidores da Saúde como fator determinante para o sucesso dos trabalhos na luta contra a tuberculose. "Há cidades com mais dinheiro à disposição, mas poucas mantêm mão-de-obra tão dedicada quanto a nossa", disse.

Divulgação sobre a tuberculose

Autora do projeto de Lei que institui a Semana em Rio Claro, a vereadora Maria do Carmo Guilherme vê como fundamental a participação dos servidores municipais nas decisões de trabalho sobre o assunto, além de destacar a importância de se intensificar a divulgação sobre a tuberculose. "Estou à disposição para continuar colaborando", frisou.

A enfermeira Aline Monroe, da Vigilância Epidemiológica, lembrou que a tuberculose é uma doença mundialmente negligenciada. "Para manter o combate a essa doença como prioridade temos que manter a união e envolvimento de todos os setores", finalizou. Treinamentos de enfermeiros, palestras para futuros profissionais de saúde e divulgação do assunto pela mídia marcarão em Rio Claro esta primeira Semana da Luta Contra a Tuberculose, instituída pelo prefeito Du Altimari, conforme lei aprovada pela Câmara de Vereadores.

Na quarta-feira, 25, o biólogo Jairo Brunini dará palestra, na Câmara, aos alunos dos cursos técnicos das escolas Bayeux, Senac e Renascer e do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera.

O encerramento da Semana, na tarde de sexta-feira, terá a participação de pacientes de tuberculose, e atividade que acontece também na Câmara Municipal.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Infecções

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.