10/05/2011

Revista médica destaca problema da dengue no Brasil

Carolina Pimentel - Agência Brasil

Saúde dos brasileiros

A revista inglesa The Lancet, uma das mais importantes publicações da área médica em todo o mundo, lançou uma edição especial sobre a saúde dos brasileiros.

O trabalho de dois anos resultou em seis artigos sobre os progressos, fracassos e desafios do Brasil.

A dengue aparece como um dos maiores problemas de saúde pública do país. Na última década, foram registrados cerca de 3,5 milhões de casos - entre eles, 12 mil da forma grave da doença (hemorrágica) - e 900 mortes. Para os especialistas, os esforços devem ter como prioridade o surgimento de vacinas contra a doença.

Acidentes de trânsito e violência

A revista constata também que o Brasil precisa reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito e violência. Os homicídios e as lesões causadas pelo trânsito somam mais de 60% das mortes por causas externas, conforme a publicação.

No lançamento da revista, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu um pacto para reduzir as mortes no trânsito.

Para tanto, propõe o estabelecimento de metas para que sejam cumpridas por estados e municípios.

Ele defende ainda que os administradores públicos que alcançarem os objetivos sejam premiados.

Pontos positivos

Na categoria dos sucessos, o periódico aponta o programa de distribuição dos antirretrovirais, a adoção de leis e medidas para inibir o fumo, queda nas taxas da mortalidade infantil e de desnutrição e o combate à pobreza.

Para a revista, os desafios são reduzir as disparidades econômicas e sociais e fazer ajustes na gestão da rede pública.

"A administração de um sistema de saúde pública complexo e descentralizado, em que uma grande parte dos serviços é contratada para o setor privado, juntamente com muitos provedores de seguros privados, inevitavelmente causa conflito e contradição", diz o último artigo da Lancet.

Apesar dos vários desafios e problemas a resolver, a editora da revista, Sabine Kleinert, disse que o Brasil despertou interesse por implantar um sistema universal de saúde e ter conseguido avançar em algumas áreas em curto período de tempo. "Vários países devem saber como funciona o sistema brasileiro e seguir o exemplo."

A série foi elaborada por 29 especialistas em saúde pública do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Prevenção

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.