20/07/2012

Cientistas analisam experiências subjetivas e socialização nas cidades

Com informações do USP Online
Psicologia social: experiências subjetivas e socialização urbana
A compreensão sobre a urbanização do mundo e as transformações do jeito de viver do homem contemporâneo não podem ser alcançadas por uma única disciplina acadêmica.
[Imagem: Wikimedia]

Mitos e vínculos

De tribos a civilizações, todas as sociedades se apoiam em mitos que orientam e modelam a vida.

Mas o que, afinal, estuda a mitopoética?

A mitopoese, isto é, a criação dos mitos, estuda "narrativas simbólicas, de natureza imaginativa, que dizem respeito à condição humana e à maneira de viver dos indivíduos e coletividades", define a professora Sandra Vichietti, da USP.

Ela está coordenando uma pesquisa multidisciplinar cujo objetivo é a compreensão das relações entre paisagens, imaginários e mitos.

O objetivo do estudo é obter subsídios teóricos e práticos para o planejamento de programas - governamentais ou não - de intervenções no ambiente urbano.

Psicologia social

O grupo é formado por 17 pesquisadores da USP e de outras universidades brasileiras e portuguesas nas áreas de Psicologia, História Oral, Arquitetura, Ciências Sociais, Educação e Letras.

"O objetivo é dialogar sobre o imaginário, a experiência subjetiva privada, a mitopoética individual e coletiva, a configuração das paisagens e do modo de viver das coletividades", conta a pesquisadora

A pesquisa evoluiu de temas oriundos da psicologia social e abarca vários fenômenos que surgem nas relações entre indivíduos e grupos humanos.

Mas, para Sandra, a compreensão sobre a urbanização do mundo e as transformações do jeito de viver do homem contemporâneo não podem ser alcançadas por uma única disciplina acadêmica.

Então, "a psicologia social tem o papel de promover o diálogo transdisciplinar sobre estes temas".

Experiências subjetivas e socialização

O grupo está atualmente estudando o imaginário e a paisagem dos bairros paulistanos da Luz, São Miguel Paulista e Itaquera, assim como de cidades da região noroeste do estado de São Paulo e da região dos lagos , no estado do Rio de Janeiro.

"Nossa pesquisa visa discutir os processos de socialização, a experiência subjetiva privada e as atividades cotidianas dos habitantes", descreve a professora.

Nestes trabalhos, é adotado um conjunto de procedimentos de coleta, análise e interpretação de 'informes' sobre a paisagem e o imaginário de seus habitantes, nos quais estão contidos dados qualitativos e quantitativos, de natureza espacial e temporal, que abrangem diferentes aspectos da vida humana.

Depois de coletados, tais dados são processados e discutidos pelos pesquisadores.

O próximo desafio é a construção de estudos comparativos. "Já há um esboço para um projeto conjunto a ser desenvolvido no bairro da Luz, em São Paulo, e no bairro da Ribeira, na cidade do Porto, em Portugal", anuncia a pesquisadora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.