24/01/2017

Prótese de baixo custo para implante facial é desenvolvida no Brasil

Com informações do MCTIC
Prótese de baixo custo para implante facial é desenvolvida no Brasil
A prótese é feita a partir dos detalhes do rosto do paciente, coletados por fotografias.
[Imagem: CTI Renato Archer]

Fotogrametria

Uma equipe de pesquisadores brasileiros desenvolveu uma prótese facial de baixo custo usando a tecnologia de impressão 3D.

A técnica para criação da prótese é chamada de fotogrametria. Com uma série de fotos tiradas de ângulos diferentes e usando um software livre, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma malha digital da face do paciente - o formato da prótese é calculado com base no lado oposto do rosto.

Após os testes de encaixe, é feita a impressão da estrutura, que é adaptada e pigmentada para ser usada no paciente.

O projeto do pesquisador Rodrigo Salazar, da Universidade Paulista (Unip), teve apoio de uma equipe do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), em Campinas (SP), e a primeira implantação foi realizada em um paciente que perdeu parte do rosto em decorrência de um câncer.

Prótese sob medida e realística

Segundo o artista gráfico Cícero Moraes, que participou do projeto, a novidade dessa técnica é a captação de detalhes do rosto - como marcas de expressão - e o uso de equipamentos mais simples, como um celular para tirar as fotografias.

"O CTI não se resume só à impressão 3D. Lá existe uma série de especialistas em digitalização e modelagem na área de saúde que nos deram apoio para o desenvolvimento dessa técnica e nas impressões iniciais. O CTI foi um coautor dessa metodologia," disse ele.

Na opinião do pesquisador, o menor custo de produção da prótese é importante tanto para atender pacientes de qualquer nível de renda, quanto para a aplicação da técnica em qualquer lugar do mundo.

"O próximo passo é conseguir utilizar impressoras que tenham um custo baixo para fazer a impressão final da prótese. A tendência é o barateamento das impressoras 3D e, assim, cada vez mais a metodologia poderá ser aplicada e melhorada em qualquer lugar do mundo, e mais pessoas serem ajudadas", afirmou Cícero.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Próteses

Cirurgias Plásticas

Robótica

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.