23/06/2010

Partes mais ricas do camarão-rosa são descartadas por consumidores

Raquel do Carmo Santos - Jornal da Unicamp
Partes mais ricas do camarão-rosa são descartadas por consumidores
As partes do camarão-rosa normalmente desprezadas pelo consumidor são justamente as que apresentam altos valores de proteínas e ômega 3.
[Imagem: Tomasz Sienicki/Wikimedia]

Proteínas no camarão

As partes do camarão-rosa normalmente desprezadas pelo consumidor - a cabeça, a casca e a cauda - são justamente as que apresentam altos valores de proteínas e óleo rico em ácidos graxos com valores consideráveis de ômega 3 - gorduras essenciais ao funcionamento do organismo e que estão sendo amplamente estudadas por pesquisadores do mundo todo.

A descoberta foi feita pela engenheira química Andrea Del Pilar Sánchez Camargo em pesquisa desenvolvida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sob orientação do professor Fernando Antonio Cabral, que afirma existir poucos estudos na identificação dos teores de ômega 3 nos resíduos de camarão-rosa nacional.

Melhor parte do camarão

Enquanto a carne, a parte mais apreciada pelo brasileiro, possui 1% do óleo contendo ácidos graxos, o resíduo, em geral descartado, possui 5%, sendo que, deste, 25% é representado pelos ácidos graxos ômega 3 - EPA e DHA -, amplamente conhecidos no mercado nutracêutico.

Ademais, as partes residuais do camarão-rosa possuem um alto teor de astaxantina, composto que dá sua cor alaranjada e consiste em um carotenoide, com alto poder antioxidante e também importante para a saúde humana.

Ou seja, cerca de 50% do crustáceo descartado no meio ambiente, ou às vezes usado para ração animal, poderia ser utilizado como suplemento alimentar e, quem sabe, no desenvolvimento de um novo produto.

Reaproveitamento

"O objetivo a partir destas informações seria deixar um caminho aberto para estudos de viabilidade técnica e econômica, pois este não foi o foco do nosso trabalho. Mas é certo que a pesquisa apontou que o resíduo possui um valor agregado significativo e poderia ser reaproveitado para o consumo humano de alguma forma", explica o professor Fernando Cabral.

Ademais, explica Andrea, o descarte do resíduo do camarão-rosa no meio ambiente é extremamente crítico. Trata-se de uma espécie comum em grande parte do litoral brasileiro e também criado em cativeiro. Por isso, representa uma fatia boa do mercado de animais marinhos, especificamente de camarão, em que o Brasil é o sexto maior produtor do continente americano, sendo este produto o mais exportado.

Extração Supercrítica

A engenheira química chegou aos valores de lipídeos e astaxantina ao testar uma técnica intitulada "Extração Supercrítica com Dióxido de Carbono (CO2)".

Trata-se de um processo limpo, considerado ecologicamente correto, pois a extração das substâncias não deixa resíduos e é feita de maneira semelhante ao líquido.

Segundo Cabral, vale lembrar que a utilização do dióxido de carbono cada vez mais é destacada para extração em alimentos que precisam de um alto grau de pureza, uma vez que não possui toxicidade e é inerte. Os resultados obtidos foram submetidos ao periódico científico Journal of Food Engineering.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.