23/07/2015

Proteína da jaca pode detectar leucemia

Com informações da USP
Biochip usa proteína da jaca para detectar leucemia
Já existem inúmeros tipos de biochips, equipados com uma variedade de sensores, incluindo este da foto, capaz de avaliar a saúde por meio de uma gota de suor.
[Imagem: EPFL/Jamani Caillet]

Jacalina

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da USP, desenvolveram um biossensor capaz de detectar a leucemia de forma mais rápida.

A leucemia é caracterizada pelo acúmulo de células anormais na medula óssea, o tecido interno do osso, afetando a produção de células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, podendo ocasionar anemias, infecções e hemorragias.

O biossensor utiliza a estrutura de um biochip para analisar as amostras de sangue e detectar essas células anormais.

Valéria Marangoni e Valtencir Zucolotto utilizaram uma nanopartícula de ouro revestida com jacalina, uma proteína extraída da jaca e que é naturalmente atraída pelas células leucêmicas, que produzem grande quantidade de açúcar.

As nanopartículas são mil vezes menores do que uma célula e contêm um material emissor de luz, que invade apenas as células afetadas pelo câncer, emitindo então um sinal que indica a presença da célula tumoral.

"Inserimos o sangue com as células do paciente no chip e, através da resposta elétrica, é possível saber se as células em contato com o eletrodo são saudáveis ou de leucemia," explicou Zucolotto.

Portátil e barato

Segundo o pesquisador, embora o diagnóstico da leucemia possa ser feito através de análises clínicas muito eficientes, as técnicas atuais têm um alto custo e são bastante complexas.

Já o biossensor, que deverá ser portátil, prático e de baixo custo, poderá ser adquirido em farmácias ou utilizado em ambulatório.

"A nossa ideia não é eliminar os testes que existem hoje, mas disponibilizar uma ferramenta complementar, para que possa ser feita uma primeira análise de forma mais rápida e acessível à sociedade," concluiu Zucolotto.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biochips

Exames

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.