07/07/2011

Realizado primeiro transplante de um órgão sintético

Redação do Diário da Saúde

Engenharia de tecidos

Pela primeira vez na história, um paciente recebeu um transplante de um órgão sintético, feito por meio de engenharia de tecidos.

O paciente recebeu uma traqueia nova, construída com um material sintético sobre o qual foram aplicadas suas próprias células-tronco.

O paciente, um homem de 36 anos de idade, está bem, rumo a uma recuperação completa e deverá ter alta do hospital nesta sexta-feira.

A cirurgia de transplante foi realizada no dia 9 de junho de 2011 no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, pela equipe do Dr. Paolo Macchiarini.

Órgão artificial

O órgão artificial foi fabricado por um grupo das universidades College London (Inglaterra) e Harvard (Estados Unidos).

A base é um material sintético conhecido como nanocompósito - um material misto fabricado com nanotecnologias.

Um biorreator especial foi construído para "semear" o nanocompósito com as células-tronco retiradas do paciente, para que elas pudessem se desenvolver e formar a nova traqueia.

As células-tronco foram cultivadas sobre esse material de suporte, dentro do biorreator, durante dois dias, antes do transplante para o paciente.

Como as células usadas para regenerar a traqueia são do próprio paciente, não houve rejeição do transplante e o paciente não está precisando tomar drogas imunossupressoras - contra a rejeição.

Medicina regenerativa

O paciente sofria de câncer traqueal em estágio final, sem outro recurso, a não ser um transplante.

O transplante bem-sucedido de órgãos sintéticos fabricados por engenharia de tecidos - uma técnica conhecido como medicina regenerativa - poderá abrir novas possibilidades terapêuticas para milhares de pacientes que sofrem de câncer ou outras condições que destroem, bloqueiam ou contraem as vias aéreas.

Transplantes de órgãos artificiais contendo as células-tronco dos próprios pacientes, quando a operação se tornar um procedimento padrão, significarão que os pacientes não terão mais que esperar por um doador adequado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Transplantes

Células-tronco

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.