30/03/2016

Praticar meditação ou balé aumenta sabedoria

Redação do Diário da Saúde
Praticar meditação ou balé aumenta sabedoria
Decididamente não é preciso envelhecer para alcançar a sabedoria. Mesmo praticar balé pode ser uma via mais rápida.
[Imagem: Eric Blochet]

Sabedoria

A sabedoria é frequentemente associada com a idade, mas nem todas as pessoas idosas são sábias.

Então, o que torna uma pessoa sábia?

Monika Ardelt (Universidade da Flórida) e Patrick Williams (Universidade de Chicago) mostraram agora que práticas físicas, como balé clássico, e práticas mentais, como a meditação, podem levar ao aumento da sabedoria.

"Que a meditação está associada com a sabedoria é fácil de confirmar, mas a constatação de que a prática do balé está associada ao aumento da sabedoria é fascinante. Eu não vou sair correndo e me inscrever em uma academia de balé, mas acho que este estudo irá levar a mais pesquisas sobre essa questão," disse Monika.

Práticas mentais e práticas físicas

Os pesquisadores incluíram o balé no estudo "não esperando descobrir que ele estivesse associado com a sabedoria, mas sim para fins de comparação," disse Patrick.

Mesmo porque, até agora, praticamente ninguém havia suspeitado que práticas físicas fossem um possível caminho para a sabedoria.

A pesquisa consistiu em perguntas sobre a experiência (tanto em número de anos e horas de prática) como professor ou estudante de quatro atividades: meditação, técnica de Alexander (um método para melhorar a postura, equilíbrio, coordenação e movimento), método Feldenkrais (uma forma de educação somática que visa melhorar a a função física, reduzir a dor e aumentar a autoconsciência), e balé clássico.

Também foram incluídas questões psicológicas para avaliar características tipicamente consideradas como componentes da sabedoria, como empatia.

Praticar meditação ou balé aumenta sabedoria
A sabedoria é uma virtude muito desejada, mas essencialmente inexplicada, um tema atemporal que só agora começa a atrair os cientistas: Palavras dos sábios: especialistas definem sabedoria.
[Imagem: Reprodução de Robert Lewis Reid/Carol Highsmith]

Meditação, balé e sabedoria

Os resultados mostraram que as pessoas que praticam meditação têm mais sabedoria do que os outros três grupos. As técnicas de meditação mais praticadas pelos voluntários foram Vipassana (29%), atenção plena ou mente alerta (23%) e budista (14%).

Os voluntários que praticavam balé na verdade tiveram os níveis mais baixos de sabedoria. No entanto, quanto mais anos de prática de balé, maiores eram os traços psicológicos associados com a sabedoria, e esse aumento de sabedoria não se mostrou associado com a idade dos dançarinos.

Isto está de acordo com outro estudo que usou o balé como referência para mostrar como a meditação harmoniza o corpo e a mente.

"Esperamos que nossa pesquisa exploratória encoraje outros a replicar nossos resultados e procurar outras experiências que estejam ligadas com a sabedoria, bem como os fatores que poderiam explicar tais ligações," disse Williams.

A própria dupla já anunciou que irá pesquisar mais a fundo a "misteriosa ligação entre balé e sabedoria". Eles querem acompanhar novatos e profissionais experientes tanto de meditação quanto de balé durante anos para ver se a associação mantém-se ao longo do tempo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Mente

Meditação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.