05/12/2017

Por que os homens fazem sexo quando não querem?

Redação do Diário da Saúde
Por que os homens fazem sexo quando não querem?
"Aceitar todas as oportunidades de atividade sexual é a maneira amplamente aceita de praticar a masculinidade," disse Jessie Ford.
[Imagem: NYU]

Não quero, mas vá lá

"Embora as mulheres vivenciem uma carga maior de agressão sexual e assédio, homens heterossexuais também relatam sexo indesejável," conta a professora Jessie Ford, do departamento de sociologia da Universidade de Nova York (EUA).

Ela se interessou pelo assunto e saiu em busca de explicações para essa prática.

Sua pesquisa indica que os homens têm sexo indesejável com mulheres por duas razões: para se adequar às expectativas de gênero e para evitar "interações incômodas".

"Meus resultados indicam que os homens são motivados a ter sexo indesejável através de um processo no qual eles tentam evitar embaraçar a si mesmos ou suas parceiras e procuram se comportar de maneiras explicáveis. Em particular, os homens concordam com sexo indesejado porque aceitar todas as oportunidades de atividade sexual é a maneira amplamente aceita de praticar a masculinidade," disse a pesquisadora.

O que os homens disseram

Em seu estudo, Jessie entrevistou detalhadamente 39 universitários racialmente diversos que inicialmente relataram ter tido uma relação íntima indesejável com uma mulher.

Suas explicações para a razão pela qual fizeram isso centraram-se em suas ideias mais amplas sobre gênero: como se supõe que os homens deveriam agir; o que os homens deveriam querer; e quais ações podem fazer os homens menos respeitáveis por sua parceira ou por outras pessoas.

De forma mais ampla, diz a pesquisadora, os homens simplesmente pretendem manter as interações sem traumas e evitar "causar estranheza".

Os resultados foram publicados na revista científica Social Forces.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Relacionamentos

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.