16/12/2009

Pesquisas médicas com seres humanos no Brasil são integradas em novo sistema

Agência Brasil

Plataforma Brasil

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou um sistema para agilizar a integração entre os diversos agentes envolvidos nas pesquisas com seres humanos no Brasil. A Plataforma Brasil irá substituir o Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Sisnep).

O grande diferencial da Plataforma Brasil, na avaliação das autoridades presentes no lançamento do sistema, é a agilidade no compartilhamento de dados das pesquisas existentes no Brasil, em diferentes estágios.

"Era essencial que tivéssemos um sistema moderno e atualizado diante da crescente complexidade da pesquisa clínica no país", afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães.

Pesquisas clínicas no Brasil

A coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, Gysélle Saddi Tannous, ressaltou a participação dos diversos segmentos da pesquisa clínica no Brasil, como os comitês existentes em todo o país e os pesquisadores das diferentes áreas.

Já o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, comemorou a implantação da nova plataforma. "Nós estamos cumprindo nossa tarefa que é apoiar o controle social. A Plataforma Brasil representa um avanço no sistema de saúde esse instrumento tão importante de controle social", afirmou.

Ao finalizar a cerimônia, o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou os avanços das pesquisas clínicas em andamento no país. "Trata-se de mais um passo na construção da pesquisa ética no Brasil, conforme preceitos que sempre defendemos e dos quais não abrimos mão".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Ética

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.