02/04/2015

Perfume cheira mais quanto mais suado você estiver

Redação do Diário da Saúde

Suor perfumado

Um novo sistema de liberação dos componentes aromáticos de um perfume garante que, quanto mais a pessoa transpirar, mais cheirosa ela vai ficar.

O novo perfume libera mais do seu aroma quando ele entra em contato com a umidade, o que significa que a pessoa vai cheirar melhor quanto maiores forem seus níveis de suor.

Este mecanismo inovador foi criado ligando as moléculas responsáveis pela fragrância a um líquido iônico, essencialmente um sal sob a forma de líquido, que não tem nenhum cheiro.

O "líquido iônico perfumado" libera seu aroma quando entra em contato com a água, permitindo que o cheiro do perfume seja mais intenso na presença da água liberada pelas glândulas sudoríparas.

Perfume cheira mais quanto mais você sua
A fragrância, representada por FG, é liberada na presença da água do suor.
[Imagem: Nimal Gunaratne et al. - 10.1039/C5CC00099H]

Mau odor do suor

Outra vantagem é que o perfume tem a capacidade de remover os maus odores provenientes do suor - os compostos "tiol", que são responsáveis pelo mau cheiro do suor, são atraídos para o líquido iônico, juntando-se a ele e perdendo sua potência odorífera.

"Isto não apenas tem um grande potencial comercial, já que poderá ser utilizado em cosméticos e perfumes, como também pode ser usado em outras áreas da ciência, como a liberação lenta de certas substâncias," disse o Dr. Nimal Gunaratne, da Universidade Queens de Belfast.

A liberação lenta de compostos ativos é uma das áreas mais pesquisadas em busca de remédios com menos efeitos colaterais.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Cuidados com a Pele

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.