11/10/2017

Parafusos de ossos doados são melhores que parafusos de titânio

Redação do Diário da Saúde
Parafusos de ossos doados são melhores que parafusos de titânio
Os parafusos ósseos foram avaliados em cirurgias ortopédicas reconstrutivas nos membros - mãos, braços, pés e pernas - e na mandíbula.
[Imagem: Surgebright]

Parafusos ósseos

Parafusos para cirurgias ortopédicas normalmente são feitos de titânio ou aço inoxidável, e tem sido assim há décadas.

Mas há várias vantagens em usar parafusos feitos de ossos naturais, cedidos por doadores.

Além de não serem vistos pelo corpo como elementos estranhos, os parafusos de ossos não precisam de novas cirurgias para serem removidos após a cicatrização.

Segundo Klaus Pastl e Gerhard Sommer, da Universidade Tecnológica de Graz (Áustria), após a cicatrização, depois de um ano, mesmo usando raios X é impossível distinguir o parafuso implantado do osso natural do paciente.

"Em geral, há uma grande diferença entre trabalhar com parafusos de metal e parafusos feitos de biomaterial. Os princípios mecânicos são os mesmos, mas também temos que considerar que o osso doado encolhe um pouco durante a esterilização e, duas horas após a cirurgia, expande-se novamente no corpo e se torna mais elástico. Por esta razão, estamos realizando extensas investigações e testes - tanto em estado seco como reidratado," contou o Dr. Sommer.

A qualidade do osso doado também é crucial. O material ósseo doado passa por um processo rigoroso de seleção e triagem sorológica. E nem todo o material doado é adequado para a produção de parafusos ósseos. O que é fundamental é o tamanho dos canais de Haverian, canais no osso cortical por onde passam os vasos sanguíneos e os nervos.

Os pesquisadores fizeram testes com os implantes de parafusos ósseos nos membros - mãos, braços, pés e pernas - e na mandíbula. Com o sucesso desses primeiros testes, eles criaram uma empresa emergente que pretende fabricar os parafusos ósseos em escala comercial.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Ossos e Articulações

Implantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.