20/03/2009

Padrões de qualidade dos medicamentos serão atualizados pela Anvisa

Redação do Diário da Saúde
Padrões de qualidade dos medicamentos serão atualizados pela Anvisa
Anvisa vai revisar código que estabelece a qualidade dos insumos e dos medicamentos vendidos no Brasil.
[Imagem: Anvisa]

Qualidade dos medicamentos

As regras para o controle de qualidade de 201 medicamentos e insumos farmacêuticos utilizados no Brasil serão atualizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Agência já revisou 104 matérias-primas e 97 especialidades farmacêuticas e o texto da proposta de atualização será disponibilizado para avaliação e comentários das empresas, laboratórios, comunidade científica e a sociedade em geral.

"Começamos a revisão por medicamentos e matérias-primas de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), integrantes dos programas de assistência farmacêutica do Governo Federal", explica Luiz Armando Erthal, diretor adjunto da Anvisa.

Farmacopeia Brasileira

Estas Consultas Públicas fazem parte do trabalho de revisão de monografias da Farmacopeia Brasileira, o Código Oficial Farmacêutico do país. Este documento estabelece os requisitos mínimos para a fabricação e o controle da qualidade de insumos e especialidades farmacêuticas utilizados no país.

A Farmacopeia é de uso obrigatório para os que fabricam, manipulam, fracionam e controlam produtos farmacêuticos. Desde o início de 2008, a Anvisa trabalha, em parceria com 14 universidades, na revisão da Farmacopeia Brasileira. As monografias atualizadas são disponibilizadas no site da Farmacopeia, assim que revistas.

Ao término do processo de revisão, será publicado um Código Farmacêutico Oficial atualizado em um compêndio único. Atualmente, ainda estão em vigor textos das quatro Farmacopeias já publicadas no Brasil.

A primeira edição da Farmacopeia foi publicada em 1929, a segunda e a terceira edições são de 1959 e 1976, respectivamente. A última teve início em 1988 e foi publicada em seis fascículos, nos anos de 1996, 2000, 2001, 2002, 2003 2005.

Medicamentos revisados

Dentre os medicamentos que terão os padrões de qualidade revisados estão o efavirenz (utilizando pelo Governo Federal no tratamento da AIDS), os anti-hipertensivos captopril e hidroclorotiazida e os antibióticos amoxicilina e ampicilina.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Medicamentos Naturais

Hábitos de Consumo

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.