28/03/2016

Pacientes levam superbactérias nas mãos ao sair do hospital

Com informações da Umich
Pacientes levam superbactérias nas mãos após internação hospitalar
Veja 8 dicas para evitar ter que dar antibióticos para seus filhos.
[Imagem: Universidade de Michigan/Divulgação]

Superbactéria nas mãos

Um quarto dos pacientes que deixavam o hospital após uma internação (24,1%) levavam de brinde pelo menos uma bactéria multirresistente, ou superbactéria, em suas mãos.

Pesquisadores testaram as mãos dos mesmos pacientes após duas semanas e depois mensalmente, por até seis meses ou até a sua alta em terapias de acompanhamento.

Durante esse acompanhamento, eles descobriram não só que esses microrganismos danosos persistem, mas que mais pacientes adquirem superbactérias em suas mãos. O índice saltou de 24,1% para 34,2%, ou seja um em cada três pacientes.

Higiene das mãos

A equipe estudou 357 idosos que foram admitidos em várias unidades de recuperação, com foco nos pacientes que foram recentemente admitidos no hospital para um problema médico ou cirúrgico e depois, temporariamente, precisaram de cuidados médicos em uma unidade de reabilitação, antes de voltarem para casa.

"Nós temos educado os profissionais de saúde por décadas sobre a higiene das mãos, e estes números mostram que é hora de incluir os pacientes nesse processo educativo de higiene das próprias mãos," diz a principal autora do estudo, Lona Mody, da Escola de Medicina da Universidade de Michigan.

A pesquisadora explica que um alto nível de superbactérias nas mãos do paciente aumenta a chance de transmissão a outros pacientes frágeis e profissionais de saúde.

Superbactérias hospitalares

O uso de antibióticos é frequente em pacientes em recuperação e por isso certas estirpes de bactérias infecciosas evoluem e se tornam resistentes ao tratamento com as drogas - o que as tornam ainda mais perigosas.

Mody observa que os atuais pacientes idosos querem ser ativos, muito mais do que no passado. Muitas vezes, eles optam por ficar em instalações que oferecem atividades em grupo e eventos sociais. No entanto, quando deixam seu quarto, eles estão mais propensos a tocar outras áreas da instalação, o que os coloca em alto risco de adquirir novas superbactérias.

Esse número crescente de idosos com as superbactérias hospitalares indica que novas políticas e inovações são necessárias para interromper a disseminação das superbactérias, especialmente nas unidades de reabilitação.

Uma outra estratégia é levar as pessoas ao laboratório e mostrar fisicamente as superbactérias que crescem nas mãos. "As pessoas sempre se surpreendem quando veem o que pode crescer em suas mãos e como elas podem eliminar esses organismos, com eficiência, simplesmente lavando as adequadamente", disse Mody.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Bactérias

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.