07/06/2018

Ouvir música com os filhos melhora relacionamento futuro

Redação do Diário da Saúde

Música e relacionamentos

Se seus filhos adolescentes costumam ficar no banco de trás do carro ouvindo música com fones de ouvido, o melhor que você tem a fazer é incentivá-los a se desconectar e escolherem junto uma estação no rádio do carro, para que toda a família possa ouvir a mesma música juntos. O mesmo vale para dentro de casa.

Isso pode fazer maravilhas para o seu futuro relacionamento com seus filhos e filhas.

Pesquisadores descobriram que os jovens que compartilharam experiências musicais com seus pais durante a infância, mas especialmente durante a adolescência, relatam ter um melhor relacionamento com seus pais quando entram na idade adulta.

"Se você tem filhos pequenos e curte música com eles, isso ajuda você a estar mais perto deles, e mais tarde na vida os aproximará deles," disse o professor Jake Harwood, da Universidade do Arizona (EUA). "Se você tem filhos adolescentes e consegue ouvir música juntos ou compartilhar experiências musicais com eles, isso tem um efeito ainda mais forte em seu futuro relacionamento e na percepção que a criança tem da relação na idade adulta que se inicia".

Mais forte na adolescência

Embora as experiências musicais compartilhadas em todas as faixas etárias tenham-se mostrado associadas a melhores percepções da qualidade do relacionamento entre pais e filhos, o efeito foi mais pronunciado para experiências musicais compartilhadas que ocorreram durante a adolescência.

"Com crianças pequenas, a atividade musical é bastante comum - cantando canções de ninar, fazendo rimas," disse Harwood. "Com os adolescentes, isso é menos comum, e quando as coisas são menos comuns, você pode encontrar efeitos maiores, porque quando essas coisas acontecem, elas são super importantes".

O importante para os pais prestarem atenção é que as experiências musicais compartilhadas com seus filhos não precisam ser complicadas. Na verdade, atividades simples, como ouvir música no carro juntos, podem ter um impacto ainda maior do que experiências musicais mais formais, como tocar em uma banda juntos, de acordo com os resultados dos pesquisadores, apesar de que sua amostra de participantes que tocavam instrumentos musicais com seus pais era limitada.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos entre Pais e Filhos

Felicidade

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.