ONU pede que laboratórios disponibilizem vacina para países pobres

ONU pede que laboratórios disponibilizem vacina para países pobres
Os representantes da indústria afirmaram seu desejo de colaborar, colocando a vacina à disposição dos países em desenvolvimento, quando ficar pronta, segundo a OMS.
[Imagem: OMS]

Desejo de colaborar

A diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, e o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, encontraram-se hoje (19) com mais de 30 fabricantes de vacinas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, na sede da OMS, em Genebra.

Eles reforçaram a importância de assegurar que qualquer vacina para a gripe suína seja feita em cooperação e convidaram os fabricantes a continuar trabalhando para desenvolver uma estratégia para isso. Os representantes da indústria afirmaram seu desejo de colaborar, colocando a vacina à disposição dos países em desenvolvimento, quando ficar pronta, segundo a OMS.

Mecanismos de financiamento inovadores

Margaret afirmou que a OMS vai trabalhar na busca de mecanismos de financiamento inovadores para garantir que os países em desenvolvimento, em decorrência da falta de meios, não sejam impedidos de ter as vacinas. A diretora já havia expressado preocupação com o acesso dos países em desenvolvimento ontem (18), em seu discurso na 62ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.

De acordo com a OMS, Margaret conversou com a Central Internacional de Compra de Medicamentos (Unitaid), com a Aliança Global para Vacinas e Imunizações (Gavi), com o Banco Mundial e com fundações para continuar trabalhando no financiamento. A diretora geral disse que se reuniria individualmente com fabricantes de vacinas para desenvolver estratégias a fim de assegurar a disponibilidade da vacina.

Ela afirmou que o nível de alerta para a gripe continua em 5, conforme a OMS. Até o momento, a organização confirma 9.830 pessoas com o vírus da gripe suína em 40 países e 79 mortes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Vacinas

Epidemias

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.