05/02/2018

OMS alerta sobre resistência generalizada a antibióticos

Com informações da ONU News

Resistência aos antibióticos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um novo alerta sobre a resistência generalizada aos antibióticos que são usados para combater bactérias que causam várias infeções.

Os mais frequentes microrganismos causadores de doenças são a Escherichia coli, que provoca infeções do trato urinário, e as bactérias Klebsiella pneumoniae, a Staphylococcus aureus e a Streptococcus pneumoniae, que causam a pneumonia, seguidas pela Salmonella.

A OMS analisou pacientes com suspeita de infeção sanguínea em diversos países, onde as bactérias resistentes a pelo menos um dos antibióticos variou de zero a 82%.

A resistência à penicilina, usada há décadas para tratar a pneumonia, variou de zero a 5% entre os países que reportaram sua situação.

E uma proporção entre 8% a 65% de infectados pela bactéria E. Coli apresentou resistência ao antibiótico ciprofloxacina que trata a infecção.

Sistema global da resistência bacteriana

Em resposta a esse desafio, a OMS lançou o "Sistema Global de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos", visando "padronizar a coleta de dados dos países para dar uma imagem mais completa dos padrões e tendências" referentes ao assunto.

Brasil e Moçambique sãos os únicos países de língua portuguesa incluídos no Sistema Global, que envolve 25 países de alta renda, 20 de renda média e sete de baixa renda. Timor-Leste está ainda por adotar as regras do sistema de vigilância nacional. A OMS disse apoiar os países a criarem esses guias para que haja dados confiáveis e significativos sobre a sua situação.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Medicamentos

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.