OMS alerta para impacto do cigarro na saúde cardiovascular

Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novo alerta para a ligação entre o cigarro e as doenças cardiovasculares, principal causa de morte em todo o mundo.

Segundo a entidade, o uso do tabaco é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, derrame e doença vascular periférica.

Esta quinta-feira (31) é o Dia Mundial sem Tabaco, um esforço internacional que tenta manter os fumantes pelo menos um dia sem o cigarro. Não existam estatísticas sobre a eficácia desse esforço.

"Apesar dos danos conhecidos do tabaco à saúde do coração e da disponibilidade de soluções para reduzir [o número de] mortes e doenças relacionadas ao tabagismo, o conhecimento entre grandes setores do público de que o tabaco é uma das principais causas de doenças cardiovasculares é baixo," disse a OMS em nota.

Dados da organização mostram que as doenças cardiovasculares matam mais pessoas do que qualquer outra enfermidade no mundo, sendo que fumantes passivos respondem por aproximadamente 12% do total de mortes por doenças do coração. O uso do tabaco figura como a segunda principal causa de doenças cardiovasculares, atrás apenas da pressão arterial alta, ou hipertensão.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo, sendo que 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco.


Ver mais notícias sobre os temas:

Tabagismo

Drogas Lícitas

Vícios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.