29/01/2010

Ocorrência de micose sistêmica está relacionada com mudanças climáticas

Fábio de Castro - Agência Fapesp
Ocorrência de micose sistêmica está relacionada com mudanças climáticas
Estudo feito na USP e na Unesp revela que fatores climáticos - como armazenamento de água no solo e umidade absoluta do ar - estão correlacionados à incidência de micose causada por fungo cuja ecologia é pouco conhecida.
[Imagem: CDCP]

Micose sistêmica

Paracoccidioidomicose (PCM) - este é nome científico da micose sistêmica, isto é, que ataca órgãos internos do corpo, que mais ocorre na América Latina.

Mas, ainda que a PCM seja conhecida há mais de um século - o primeiro caso foi descrito em 1908 pelo médico Adolfo Lutz (1855-1940) -, até hoje pouco se conhece sobre a ecologia do fungo que causa a doença.

Micose e clima

Agora, utilizando dados epidemiológicos e climáticos, um grupo interdisciplinar de pesquisadores brasileiros aplicou métodos estatísticos para criar um modelo capaz de avaliar a influência do clima na variabilidade da doença.

O trabalho se baseou em casos ocorridos entre 1969 e 1999 na região de Botucatu (SP), que é uma área considerada hiperendêmica. A PCM, também conhecida como blastomicose sul-americana, ou doença de Lutz-Splendore-Almeida, é endêmica na América do Sul.

A pesquisa, cujos resultados foram publicados na revista International Journal of Epidemiology, da Universidade de Oxford, concluiu que a presença do fungo cresce, a longo prazo, quando há um aumento da armazenagem de água no solo.

E, a curto prazo, há maior liberação de esporos quando aumenta a umidade absoluta do ar. A PCM afeta especialmente trabalhadores agrícolas e indivíduos que lidam diretamente com a terra contaminada com os esporos do fungo.

Fungo causador da micose

De acordo com a primeira autora do artigo, Ligia Barrozo, professora da Universidade de São Paulo (USP), o agente da PCM, o Paracoccidioides brasiliensis, raramente tem sido identificado na natureza e não havia estudos correlacionando a incidência da doença com variáveis climáticas.

"Existem evidências de que as pessoas adquirem a doença por inalação dos esporos do fungo provenientes do solo. Mas há grande dificuldade para se isolar o fungo do solo e, por isso, não conhecemos muito bem a ecologia desse agente, ou seja, não sabemos quais são os ambientes mais favoráveis para seu desenvolvimento e por que algumas regiões têm incidência maior, por exemplo", disse Ligia à Agência FAPESP.

Segundo ela, a doença, em sua forma crônica, pode demorar várias décadas para se manifestar, o que dificulta os estudos, já que um indivíduo infectado pode ter adquirido a micose em outra época, em locais muito diferentes. Por isso o estudo foi focado na forma aguda, que se manifesta no máximo em 11 meses.

Dados epidemiológicos

"Utilizamos dados epidemiológicos de uma região endêmica importante, que é a de Botucatu, e analisamos 91 casos ocorridos em 40 anos. A partir das datas das ocorrências, procuramos correlações com diversas variáveis que estavam disponíveis no período estudado: precipitação, temperatura do ar, armazenamento de água no solo e umidade absoluta e relativa do ar", afirmou.

Com isso, os cientistas chegaram a um modelo que explica, em 49% dos casos, a variação de incidência, tendo em conta a umidade absoluta do ar e o armazenamento de água no solo nos dois anos anteriores às infecções.

"Há uma série de outros fatores, além do clima, que explicam a ocorrência da doença. Portanto, a correlação da ocorrência da doença com os fatores climáticos em 49% dos casos foi algo estatisticamente bastante significativo", explicou Ligia.

Mudanças ambientais

A partir do modelo, a equipe procurou explicar qual seria o significado biológico, para o fungo, da correlação entre a incidência e as condições climáticas. "Vimos que o aumento da umidade absoluta do ar no ano da infecção é importante para a liberação de esporos do fungo. Mas, quando há um aumento da precipitação dois anos antes da infecção, a umidade no solo cresce e o fungo se desenvolve ainda mais", disse.

Segundo Ligia, a principal contribuição do desenvolvimento do modelo consistiu em verificar que mudanças ambientais rotineiras podem alterar a incidência de doenças como a PCM.

"Há estudos mostrando, por exemplo, que as mudanças climáticas têm impacto sobre a dengue e a malária. Nosso trabalho indica que alterações climáticas também podem modificar a incidência de doenças menos conhecidas, que não são transmitidas por vetores específicos, como as micoses endêmicas", disse.

Do macro ao micro

O artigo mereceu um comentário na mesma edição do International Journal of Epidemiology, feito por Dennis Baumgardner, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Segundo o cientista norte-americano, o trabalho brasileiro "fornece evidências de que os fenômenos climáticos e as atividades humanas no nível 'macro' agem de forma integrada com fatores ecológicos em nível 'micro', afetando o crescimento, a disseminação e a infecção humana por fungos sistêmicos".

Baumgardner afirma ainda que estudos como esse, "se não obtiverem sucesso definitivo, no futuro, em termos de previsão e mitigação da doença, podem servir para orientar a seleção de amostras ambientais e contribuir para resolver os mistérios que cercam os nichos ecológicos desses importantes fungos".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Infecções

Intoxicação

Contaminação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.