04/02/2010

Obesidade aumenta em 19% casos de câncer no Brasil

Carolina Pimentel - Agência Brasil

Comer bem e exercitar-se

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma publicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, revela que 19% dos casos da doença no país poderiam ser evitados com a redução da obesidade.

De acordo com o estudo, a alimentação saudável, combinada com exercícios físicos, podem reduzir em 63% os tumores de boca, faringe e laringe. Nos casos de câncer de esôfago, 60% podem ser evitados. Para o câncer de mama, a redução da obesidade pode reduzir em 30% a incidência da doença.

Nem sal demais e nem doce demais

As recomendações do estudo para diminuir a incidência do câncer no Brasil indicam a necessidade de se evitar alimentos processados, ricos em sal e gordura e também bebidas açucaradas.

Outra proposta é incentivar os hábitos alimentares saudáveis desde a infância, evitando esses tipos de alimentos e bebidas nas cantinas e refeitórios das escolas.

O consumo de água potável, a conservação adequada de produtos alimentícios e a higiene também estão na lista.

Doença devastadora

Dados das Nações Unidas (ONU) revelam que 70% das mortes por câncer ocorrem nos países em desenvolvimento. A doença mata três vezes mais nos países pobres em comparação aos ricos - são 655 pessoas por hora nas nações pobres, segundo informações das Nações Unidas. Alguns países sequer têm aparelhos para diagnóstico da doença.

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza que 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer a cada ano. De cada cinco casos registrados, dois poderiam ter sido evitados.

O câncer mata mais do que a Aids, a malária e a tuberculose juntas. A previsão da OMS é que as mortes aumentem 45% até 2030, passando dos atuais 7,9 milhões para 11,5 milhões.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.