28/04/2015

Descoberta nova doença transmitida por carrapatos

Redação do Diário da Saúde

Carrapato e bactéria

Pesquisadores da China e dos EUA, trabalhando conjuntamente, descreveram uma doença nunca antes vista, transmitida por carrapatos.

Segundo eles, a doença pode ser uma "ameaça substancial à saúde" para os seres humanos e animais em áreas onde o carrapato portador da doença é comum.

"Esta é uma espécie inteiramente nova de bactéria," disse o Dr. Stephen Dumler, da Universidade de Maryland, membro da equipe.

"Ela nunca tinha sido vista antes em humanos. Nós ainda temos muito a aprender sobre esta espécie, mas pode ser que esta bactéria esteja infectando seres humanos em uma grande área," acrescentou.

Na verdade, uma doença misteriosa que atingiu um grande número de agricultores na região central da China em 2005 tem sido objeto de controvérsias entre os cientistas desde então, que ainda não foram capazes de chegar a um consenso sobre se a doença é causada por vírus ou por bactérias.

Anaplasma capra

A equipe responsável por este novo estudo examinou 477 pacientes no nordeste da China que tinham sido picados por carrapatos durante um período de um mês, na primavera de 2014. Destes, 28 (6%) foram infectados pela nova espécie de bactéria agora identificada.

Esta bactéria - batizada de Anaplasma capra - está relacionada com outras do gênero Anaplasma, algumas das quais podem causar doenças quando transmitidas de carrapatos aos seres humanos. A equipe do Dr. Dumler já havia descoberto uma dessas doenças, a anaplasmose humana, há duas décadas.

Os sintomas da infecção da A capra incluem febre, dor de cabeça e cansaço, tonturas e dores musculares. Os médicos trataram com sucesso a infecção com antibióticos, particularmente a doxiciclina.

Como ninguém sabia que essas bactérias existiam, ainda não está claro o quanto elas são disseminadas. Na China, a espécie parece ser comum em caprinos - os pesquisadores decidiram chamá-la de "capra", porque a palavra significa "cabra", em latim. Mas ela também pode infectar outros animais.

Carrapato taiga

A bactéria é provavelmente transmitida ao ser humano através de uma espécie de carrapato conhecido como carrapato taiga. Esta espécie vive na Europa Oriental e em toda a Rússia e Ásia, incluindo China e Japão.

Atualmente, é difícil diagnosticar a infecção por que não existe ainda um exame de sangue simples para isso.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Bactérias

Vírus

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.