29/03/2010

Mortadela com fibra de laranja tem menos gordura e menos calorias

Ana Carolina Athanásio - Agência USP
Mortadela com fibra de laranja tem menos gordura e menos calorias
O teor calórico da nova mortadela feita com fibras da polpa da laranja é 51% mais baixo.
[Imagem: Ag.USP]

Mortadela com laranja

A utilização de fibras da laranja pera na receita de mortadelas de frango possibilitou que o alimento obtivesse uma menor quantidade de gordura e apresentasse uma redução de mais de 50% no teor calórico.

A mexida na receita permitiu manter as propriedades funcionais e sensoriais - como aroma, sabor e textura - da carne, além de trazer benefícios econômicos com a possível diminuição do preço da mortadela.

A descoberta da nova receita de mortadela com laranja foi feita pela nutricionista Rodicler Cerezoli Bortoluzzi, da USP (Universidade de São Paulo).

Substituição da gordura

O mais interessante é que as fibras de laranja não são simplesmente adicionadas à receita da mortadela, elas substituem grande parte da gordura utilizada atualmente.

Após obter a polpa em uma fábrica de suco de laranja e processá-la até que virasse pó, o produto foi inserido no processo de fabricação da mortadela de frango como substituto da gordura antes utilizada.

"Com a substituição de gordura pela fibra obtida da polpa de laranja verificamos que houve redução de até 70% de gordura e o teor calórico diminuiu 51%. Foram resultados importantes porque mostram que esse subproduto do processamento da laranja pode ser uma alternativa interessante para contribuir com o déficit de fibra na alimentação de quem costuma consumir muitos produtos cárneos", afirma a pesquisadora.

Mortadela com fibras

A porcentagem da fibra da polpa de laranja usada na fabricação da mortadela variou de 1 a 3% e não chegou a afetar a aparência e o gosto do alimento.

Segundo a pesquisadora, "o uso dessas fibras não proporcionou apenas a redução de gorduras e calorias, mas ajudou a reter água do alimento e, por meio da análise de microscopia ótica, foi observado que a adição de fibra melhorou a estabilidade da emulsão".

Além da melhoria do alimento, o trabalho representa uma alternativa promissora para a enorme quantidade de fibra da laranja, existente em larga escala no Brasil devido à produção do suco de laranja.

Durante o processo de trituração da polpa da laranja, a pesquisadora dividiu as fibras obtidas em três categorias: finas, médias e grossas.

Segundo Rodicler, "a pesquisa utilizou apenas a mortadela que sofreu adição das fibras finas, pois quando utilizadas as duas outras categorias as fibras ficaram aparentes no produto final. Já a mortadela de frango feita com fibras finas não sofreu alterações em sua aparência e mostrou-se muito funcional".

Fibras na carne

Além dos menores teores calórico e de gordura, a mortadela de frango feita com fibra de laranja oferece a possibilidade do consumidor suprir o déficit de fibra em sua alimentação.

"Os produtos a base de carne não costumam apresentar fibras em sua composição. O uso dessa alternativa proposta pela pesquisa ajuda a aumentar significativamente a presença de fibras nesse produto cárneo e pode beneficiar a alimentação", explica Rodicler.

Benefícios das fibras na alimentação

A fibra de laranja possui uma proporção de fibra solúvel e insolúvel recomendada como ideal para promover os benefícios a saúde. Vários estudos relacionam o consumo de fibras com a prevenção de enfermidades, como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. O uso delas em produtos cárneos é interessante, pois com a possibilidade de retenção da água, o sabor e a suculência do alimento são mantidos e, muitas vezes, intensificados.

As fibras por apresentarem benefícios funcionais na mortadela de frango, também podem contribuir para a redução do uso de aditivos químicos, promovendo o que já se utiliza em outros países chamado de clean labor.

Apesar dos benefícios econômicos e para a saúde dos consumidores, a Legislação Brasileira não contempla nos Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos produtos cárneos industrializados a adição de fibras, o que inviabiliza, pelo menos no País, a fabricação deste tipo de alimento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.