27/09/2017

Microagulhas aumentam eficácia de anestesia odontológica e diminuem dor

Com informações da Agência Fapesp
Microagulhas aumentam eficácia de anestesia odontológica e diminuem dor
As microagulhas aumentam a eficácia da anestesia tópica odontológica.
[Imagem: Harvinder Gill/Michelle Leite]

Anestesia com menor dor

As microagulhas, dispositivos minúsculos que prometem aliviar as dores dos tratamentos, também podem ser usadas com vantagens na odontologia.

A estratégia está sendo usada para aumentar a eficácia da anestesia tópica odontológica.

Trata-se de um pequeno dispositivo contendo 57 microagulhas que, ao ser colocado na gengiva, na bochecha ou em qualquer outro local da boca a ser anestesiado, cria pequenos furos pelos quais substâncias anestésicas, como a lidocaína, penetram, alcançando regiões um pouco mais profundas da mucosa oral.

A anestesia tópica é usada pelos dentistas para diminuir o desconforto de seus pacientes durante a aplicação da anestesia injetável, necessária para procedimentos mais invasivos como o tratamento de cáries, extração de dentes ou cirurgias. Mas a agulhada para aplicação da anestesia nada tem de indolor.

"Uma injeção muito profunda é necessária para adormecer a área a ser tratada ou para bloquear um nervo. E essa injeção costuma ser dolorosa, pois os métodos convencionais de anestesia tópica têm pouca penetração e eficácia. Essa situação causa ansiedade tanto nos pacientes como nos dentistas, podendo comprometer os resultados do tratamento," disse Harvinder Gill, da Universidade de Tecnologia do Texas.

Gill fez seu trabalho em colaboração com a pesquisadora brasileira Michelle Leite, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (SP), que agora está conduzindo experimentos para confirmar os resultados iniciais e aprimorar o curativo de microagulhas. O método já foi testado em 10 pacientes em um ensaio preliminar e, segundo Gill, foi bem tolerado.

"Entre nossos objetivos estão mensurar a dor causada pelas microagulhas, que têm cerca de 700 micrômetros de comprimento cada, e determinar a eficácia desse sistema para aumentar a ação da anestesia tópica", disse o pesquisador.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Medicamentos

Saúde Bucal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.