23/06/2009

Melatonina - uma nova fonte da juventude?

Julien Guillaumepresse
Melatonina - uma nova fonte da juventude?
A melatonina é um neuro-hormônio que funciona como um sinal biológico para a chegada da noite, permitindo que o organismo sincronize seu funcionamento com o passar do dia e da noite.
[Imagem: Sbrools]

Hormônio da juventude

A melatonina pode reduzir a velocidade com que surgem os efeitos do envelhecimento. Uma equipe de pesquisadores da universidade francesa Pierre et Marie Curie descobriu que um tratamento baseado na melatonina pode retardar os primeiros sinais do envelhecimento em um pequeno mamífero.

Os resultados foram publicados na revista científica PLoS ONE.

Mais conhecido como o hormônio da "manutenção do tempo", a melatonina é um neuro-hormônio secretado naturalmente pelo corpo durante a noite. Ele é uma espécie de sinal biológico para a chegada da noite, permitindo que o organismo sincronize seu funcionamento com o passar do dia e da noite.

Primeiros sinais do envelhecimento

Elodie Magnanou e seus colegas estudaram os efeitos de longo prazo da melatonina utilizando como modelo animal o musaranho-de-dentes-brancos, um pequeno mamífero insetívoro de hábitos noturnos.

Sob condições normais, este animal apresenta os primeiros sinais do envelhecimento após os 12 meses de idade, principalmente através da perda do ritmo circadiano em suas atividades.

Administrando melatonina continuamente ao animal, começando um pouco antes dos 12 meses de idade, os pesquisadores verificaram que os primeiros sinais do envelhecimento foram retardados em pelo menos 3 meses, o que é considerável levando-se em conta a expectativa de vida do musaranho.

Efeitos benéficos da melatonina

Os cientistas já relataram vários efeitos benéficos da melatonina, incluindo seu papel como antioxidante, antidepressivo e ajudando a resolver problemas relacionados ao sono.

O próximo passo da pesquisa será entender o mecanismo de ação do hormônio no processo de envelhecimento. Isto terá que ser feito antes que o tratamento possa ser avaliado em humanos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Terapias Alternativas

Sistema Nervoso

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.